Ton Carfi é uma das atrações do FÉstival (Divulgação/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 6 de dezembro de 2024 às 15h00.
O FÉstival é uma iniciativa voltada para a valorização das expressões culturais cristãs e que tem a sua última edição de 2024 neste final de semana, em Votuporanga. Na programação, estão shows de Ton Carfi, além de Marcados, grupo de pagode com mais de 15 anos de atividades, e os cantores Nicoli Francini, Ebert Bispo e Sarah Farias.
O maior evento de cultura geek do país, a CCXP tem apoio do Governo de SP, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Pelo segundo ano consecutivo, a instituição está presente com um estande repleto de atrações, como karaokê, games, apresentações de cosplay e Desenho ao vivo/Speedy Drawing com a Escola de Mangá Japan Sunset. O espaço deste ano também mostra a diversidade cultural da capital paulista, trazendo referências de bairros icônicos, como Mooca, Liberdade e Centro.
O CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura traz, ao longo de todo mês de dezembro, uma programação diversificada para a sua sede na capital paulista, o Edifício Oswald de Andrade. Neste sábado, promove nas áreas externas e internas a Feira de Arte de Rua Oswald de Andrade, com grafites, performances, workshops e intervenções artísticas. Inclui a inauguração do Muro da Oswald com grafite vencedor de concurso promovido pelo CULTSP PRO.
A magia do Natal chegou ao Mundo do Circo SP: até o dia 22 de dezembro, o espaço apresenta a sua programação da temporada de Natal, com cortejo circense natalino, em diversos horários, totalizando mais de 40 sessões. Além disso, o espaço recebe decoração especial que inclui Papai Noel gigante, de seis metros de altura, máquina que imita neve e túnel de oito metros super iluminado.
O “Projeto Espetáculo”, que reúne espetáculos diversos realizados por aprendizes das Fábricas de Cultura, encerra a sua temporada com 11 espetáculos gratuitos no Teatro Sérgio Cardoso. Os espetáculos se dividem em duas temáticas gerais: a perspectiva de povos originários e os mitos brasileiros com características relacionadas aos territórios das Fábricas.
O Museu das Culturas Indígenas apresenta o encontro “VIVA AMERÍNDIA – o futuro é ancestral”, um final de semana inteiro repleto de atrações culturais referentes aos mais diversos povos indígenas. Entre as atrações, estão a feira de artes manuais, a realização de pinturas corporais, debates e atrações musicais, como o grupo Owerá - Rap Guarani, no sábado, e o Coral Guarani Mbya, da Aldeia Ytu, na Terra Indígena do Jaraguá, no domingo.
Incentivando a economia criativa, a Pinacoteca promove a Feira Criativa de Cultura Circular, trazendo opções de autorais e artesanais de moda, design, acessórios e bem-estar, além de alimentação. O evento conta ainda com shows do grupo Pé de Moça, sábado, e da cantora Marina Melo, domingo, ambos às 15h30.
Voltado para quadrinistas iniciantes e independentes, a oficina Planejamento e Execução de Projetos em Quadrinhos ajuda a destrinchar os processos de produção de uma história em quadrinhos, pensando em cronograma, financeiro, organização até a publicação. A oficina é ministrada por Cora Ottoni, ilustradora da Copa Studio ("Irmão do Jorel") e autora de "Os Zeladores do Tempo" e "Corenstein".
Neste sábado, a Fábrica de Cultura Diadema celebra seis anos desde a sua inauguração com uma programação especial. Entre as atrações, estão shows do rapper Magrão, da cena das batalhas, a rapper Duquesa e, para as crianças, dois talentos que participam de formações da casa: Moshood, de 13 anos, com os singles 'Abraçar Você' e 'Sou Moshood Tenho Atitude', e Eloísa, de 11 anos, unindo música e capoeira.
O Museu Casa de Portinari recebe, neste final de semana, a peça “AnDança da Morte e dUmZé”, do Grupo Teatral Apanela. Na peça, dUmZé está morto, e perambula pelas ruas ao lado da Morte. A companhia de Ribeirão Preto é especializada em teatro de rua.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube