Bússola

Um conteúdo Bússola

Bússola Cultural: Semana tem série de hip-hop, virada e florada

Confira toda semana sugestões da Bússola com o melhor da programação cultural de São Paulo

A trajetória de WinniT inicia a série “Uma batalha por dia”, original #CulturaEmCasa (Márcia Gabriel/Divulgação)

A trajetória de WinniT inicia a série “Uma batalha por dia”, original #CulturaEmCasa (Márcia Gabriel/Divulgação)

B

Bússola

Publicado em 10 de novembro de 2022 às 15h57.

“Uma batalha por dia”

A Amigos da Arte acaba de anunciar a série “Uma batalha por dia”, novo original #CulturaEmCasa que conta a trajetória de cinco MCs da região metropolitana de São Paulo. A série documental mostra a realidade desse movimento cultural de grande importância dentro do hip-hop nacional. Os episódios são apresentados de forma inédita toda quarta-feira às 20h. O primeiro conta a vida de WinniT, o segundo, fala do MC Magrão. Ambos já estão disponíveis por demanda pela #CulturaEmCasa.  Na quarta-feira (16), os holofotes estarão com foco em Gabi Nyarai, seguida pelas histórias dos MCs Youngui (23) e WM (30).  O último episódio da série, “Largo da Batalha”  será transmitido no dia 7 de dezembro e vai trazer os cinco MCs se preparando para uma batalha realizada no Largo da Batata, região oeste de São Paulo.

Fafá de Belém está na Virada SP Adamantina (Bússola)

Vira, Vira Adamantina

A Virada SP de 2022, uma verdadeira maratona cultural promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte,  já passou por 18 municípios paulistas este ano. Para eternizar e mostrar a cultura local, o documentarista Rubens Crispim Jr revela os shows e as riquezas locais que constroem a identidade cultural de cada uma das cidades. Em Adamantina, o evento apresentou shows de Fafá de Belém, Tássia Reis, Odair José e do Clube do Balanço, além de Marília Lopes, ex-participante do The Voice Brasil, que apresenta uma performance à capela, e da dançarina Maria Eugênia Tita, que compartilha sua trajetória brincante ao som do Jazz na Kombi. O episódio traz ainda os personagens locais Passarinho e Fernandinho que contam histórias da cidade, e três jovens adamantinenses que maratonaram o festival por 24 horas.

Mais de 16 mil títulos das bibliotecas de SP disponíveis gratuitamente pela BibliON | Foto Divulgação (Bússola)

A biblioteca tá On

O conteúdo das bibliotecas públicas de São Paulo agora está disponível pela BibliON. São mais de 16 mil títulos, sempre atualizados, de todos os gêneros, áreas e idiomas, no formato de livros digitais (e-books) e audiolivros. A BibliON promove ainda seminários, clubes de leitura, oficinas, atividades culturais e podcasts. Tudo online e gratuito.

“Ibi da Natureza ao Caos” está no Fetival Arte na Primavera | Foto Marcelo Machado (Marcelo Machado/Divulgação)

Florada Cultural

A 1ª edição do festival “Arte na Primavera — Campos: Florada Cultural” apresenta uma programação repleta de ícones da música, da dança e do teatro brasileiro. Em seu primeiro dia de evento, a São Paulo Companhia de Dança sobe ao emblemático palco do Auditório Cláudio Santoro com as apresentações das obras “Ibi — da Natureza ao Caos”, de Gal Martins; o divertissement do balé “Paquita”, remontado por Diego de Paula; e “A Morte do Cisne”, por Lars Van Cauwenbergh. A plataforma #CulturaEmCasa reuniu esses espetáculos, que estarão disponíveis a partir de 12 de novembro às 20h, aqui.

Série infantil “Mytikah” que apresenta os verdadeiros heróis brasileiros | Imagem divulgação (Bússola)

Dandara e o Zumbi

No mês da consciência negra, que tal apresentar para a criançada a história de heróis da luta contra a escravidão no Brasil? Dandara e Zumbi dos Palmares deram suas vidas para salvar seu povo das injustiças raciais e da escravidão da população negra no Brasil. “Mytikah” é um livro mágico que leva os irmãos Manga e Leco a uma aventura para apresentar e ajudar heróis de verdade por todo o Brasil. Uma forma lúdica e muito efetiva para contar histórias reais da história brasileira. Direção de Hygor Amorim e Jonas Brandão, roteiro de Diego M.Doimo e produção de Amanda Castro.

“Distrito T – Capítulo 1” está no Festival Mix Brasil | Foto divulgação (Bússola)

Toda forma de existir

O 30º Festival Mix Brasil, maior evento cultural dedicado à cultura queer da América Latina, chega ao Teatro Sérgio Cardoso nesta quinta-feira (10), com estreias diárias até dia 15, sempre às 19h. Sob o tema ‘Toda Forma de Existir”, o festival traz seis espetáculos inéditos selecionados pelo edital “Dramática”, que valoriza a cena teatral LGBTQIAP+  nacional.  A peça “Útero de Eva” estreia o Festival no TSC,  seguido por “Distrito T – Capítulo 1” (dia 11), “Réquiem de Guerra” (12), “Gênero Sapatão” (13), “Chechênia: Um Estudo de Caso” (14), e “O Sacrifício de Cassamba Becker” que será apresentado no feriado de 15 de novembro.

Cena da peça que está na plataforma #CulturaEmCasa sob demanda | Foto divulgação (Bússola)

O Príncipe da Dinamarca

O Panorama #CulturaEmCasa apresenta a peça “O Príncipe da Dinamarca”. O ano é 1387. Dois palhaços fazem os papéis de âncora e repórter do Jornal da Dinamarca durante a cobertura de um acontecimento estranho em um cemitério da cidade. Simpáticas caveirinhas surpreendem dois divertidos coveiros, o Ser e o Não Ser, e os ajudam a contar a história de Hamlet, o príncipe da Dinamarca. Uma história divertidamente assombrosa, que envolve vingança, fantasmas e muitas risadas.

Balé romântico Giselle no Teatro Sérgio Cardoso | Foto Nanah D. Luize (Nanah D. Luize/Divulgação)

Giselle, única apresentação

A Cia Paulista de Dança Adriana Assaf apresenta “Giselle”, um dos maiores repertórios clássicos mundiais, no Teatro Sérgio Cardoso em única apresentação. O espetáculo é um ballet romântico em dois atos composto por Adolphe Adam sobre um livreto de Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges e Théophile Gautier. Giselle foi inicialmente interpretado pela Ópera Nacional de Paris em 1840, e, desde então, tornou-se muito popular, tomando os palcos da Europa, Rússia e Estados Unidos. É um dos poucos balés dessa tradição que ainda é apresentado nos palcos.

Jornalista e escritora Flávia Braz lança primeiro livro | Foto Divulgação (Bússola)

Na fila da quarentena

A jornalista e escritora Flávia Braz acaba de lançar seu primeiro romance, o livro de crônicas “Quem foi você na fila da quarentena?”. O livro recupera a vivência dos dias de confinamento com personagens cômicos e exagerados. Flávia registrou o período a partir de uma escuta e observação bem humorados, e colocou no papel um cotidiano que mudou profundamente a vida das pessoas, mas que também revelou um lado tragicômico das  famílias, da relação com a casa, com os pets, vizinhos e amigos, que nunca estiveram tão conectados, ainda que virtualmente.

Festival do Museu Afro Brasil apresenta musicalidades brasileiras | Foto Márcia Gabriel (Márcia Gabriel/Divulgação)

Ocupa MAB

O Museu Afro Brasil apresenta no próximo final de semana o “Ocupa MAB”, festival que trará representantes das diversas musicalidades brasileiras, como o Maracatu Solano Trindade, as rodas de samba da Zona Leste e Norte de São Paulo, a artista Anelis Assumpção, o rapper Rico Dalasan, o tradicional Clube do Balanço, além de DJs, oficinas de samba-rock e outras apresentações. Durante o evento, a pesquisadora de culturas alimentares Patty Durães assina a Primeira Feira Gastronômica de Comida Afro-brasileira e Africana do Museu. Museu Afro Brasil, 19 e 20 de novembro, das 14h às 18h, gratuito, para todas as idades.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

VEJA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:ArteCulturaDiversidadeEntretenimento

Mais de Bússola

Quais foram as cinco marcas mais comentadas no Rock in Rio 2024?

O marketing brasileiro não funciona por falta de investimento nas ferramentas certas

Como a paridade de gênero nas Olimpíadas e o sucesso das Paralimpíadas inspiram mudanças sociais

Healthtech brasileira mais que dobra faturamento e capta R$ 110 mi em Série B