Semana EMESP Elas / Delas (Divulgação/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 1 de março de 2024 às 08h00.
A EMESP Elas/Delas ocorre de 04 a 09 de março e oferece uma maratona de atividades sociopedagógicas com ênfase no protagonismo feminino.
Os participantes poderão apreciar concertos de alunas e convidadas com um repertório 100% composto por mulheres, participar de oficinas e recitais ministrados por professoras e conferir mesas e rodas de conversa sobre musicistas e suas conquistas e desafios no mercado de trabalho e na vida.
Quando?
Onde?
Durante o mês de março as oficinas culturais Alfredo Volpi, Maestro Juan Serrano e Oswald de Andrade realizam atividades para os fãs das diferentes linguagens artísticas.
Na Oficina Cultural Alfredo Volpi, o educador e artista urbano Bruno Perê coordena cada atividade aos sábados, das 11h às 13h. São elas:
A Oficina cultural Maestro Juan Serrano terá a oficina "Blends Aromáticos - Produção artesanal - núcleo de capacitação artística” para mulheres que buscam um novo ofício na área artística interessadas em empreendedorismo.
O Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) realizará neste sábado, 2 de março, mais um encontro.
Esta edição começa com um bate-papo com João Roberto Basílio, que teve passagens por Portuguesa, Corinthians, Juventus, Nacional-SP e Taubaté.
Ele era conhecido como “Pé de Anjo” e ganhou os títulos do Campeonato Paulista de 1973, 1977 e 1979 e ficou marcado pelo gol que tirou o Corinthians da fila de 22 anos, em 1977.
Em seguida, o tema da conversa será “Abrem-se as cortinas e pimba na gorduchinha: as locuções de futebol no rádio e na TV”, com Zeca Marques, que é livre-docente em Comunicação e Esporte pela Unesp.
O Núcleo Educativo promove duas visitas temáticas especiais no Mês do Dia Internacional da Mulher.
No dia 3, das 13h às 14h, está programada a visita pela exposição principal “Mulheres que trabalham: quem são, o que fazem e onde estão?”, na qual o público terá a oportunidade de observar as diversas facetas do trabalho desenvolvido por mulheres indígenas, negras ou brancas.
No dia 10 é a vez da visita “Onde estão as mulheres no Museu”?, também, por meio das experiências da exposição principal, que acontecerá das 10h às 11h.
A Mostra de Moda na Fábrica de Cultura Jardim São Luís promoverá uma feira de empreendedorismo periférico com artistas e criadores locais.
O evento vai das 14h às 20h e contará com roda de conversa, venda de brechós locais, apresentações de narrativas visuais e Fashion Filmes, além de exposições e pocket shows de DJ Alef e DJ Livea.
Para o bate-papo sobre Moda Periférica, o evento receberá os empreendedores Matheus e Julia, da marca Massati. A empresa nasceu em 2017 como um brechó.
“Contribuições Femininas na Fotografia” será uma imersão no universo do light painting, inspirada pela pioneira Anna Atkins na fotografia.
Os participantes aprenderão a técnica de criar imagens usando fontes de luz, capturadas pela câmera do celular em longa exposição.
Além das técnicas de light painting, será explorada a evolução da fotografia e o impacto das mulheres nesse campo.
Nesta edição do ‘Papo Reto’, roda de conversa promovida pelo Museu das Favelas, três mulheres de diferentes gerações se reúnem para compartilhar experiências e reflexões sobre as condições sociais que impactam as mulheres ao longo das décadas.
As participantes são Sanara Santos, jornalista e diretora de fotografia, e Lucia Makena, empreendedora que atua na produção de bonecas Abayomi.
A mediação fica por conta de Rose Dorea, articuladora cultural e agente de transformação. A roda de conversa acontece no dia 02 de março, às 14h, no Jardim do Museu das Favelas.
Para crianças a partir dos 10 anos. Especializado em eletrônica, informática e pedagogia, o professor Clodoaldo ensina formas de desenvolver um robô inspirado em uma das lutas mais antigas do mundo, o Sumô. Ele utiliza a plataforma Arduíno UNO, placas, motores com redução, módulo Bluetooth e outros mecanismos.
Rolê Lovers - Passeios culturais saindo das Fábricas de Cultura - Setor A
“Rolê Lovers” é uma série de passeios culturais saindo das Fábricas de Cultura da Zona Leste, Santos e São Bernardo do Campo, para explorar o melhor da arte e cultura em São Paulo.
Mais do que um simples passeio, é uma experiência cultural que visa quebrar barreiras e proporcionar momentos enriquecedores para a galera da periferia.
O projeto tem como objetivo principal levar crianças, jovens e adultos para instituições culturais e teatros no centro da cidade, proporcionando acesso a diferentes manifestações artísticas e culturais.
Mostra Juliette Binoche no MIS
Celebrando o Dia Internacional da Mulher, o MIS apresenta a já tradicional mostra em homenagem a uma figura do cinema mundial.
Neste ano, comemorando 60 anos, temos a atriz e dançarina francesa Juliette Binoche.
Juliette tem em sua carreira uma enorme quantidade de participações em filmes e telefilmes, desde sua estreia nas telas, aos 18 anos no filme independente “La fille du rallye” (A garota do rali).
De lá para cá são mais de 40 anos de carreira em papéis memoráveis no cinema francês e mundial. Entre os tantos prêmios, destaca-se o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em “O paciente inglês” (1997) e a Palma de Ouro de Melhor Atriz por “Cópia Fiel” (2010).
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Ele investiu R$ 50 mil do próprio bolso há 3 anos e já faturou R$ 2,4 mi com consultoria de branding
Bia Félix: por que o conflito intergeracional é contraproducente?
Gestão Sustentável: que rumo tomar a caminho da COP30 em Belém do Pará?