MCI Memória Formação Professores UNIFESP (Tiago Nhandewa/Acervo)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 10h00.
Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 às 11h08.
O Museu das Culturas Indígenas recebe o autor de “Onimangá – Brincadeiras Indígenas Guaranis”, Tiago Nhandewa.
A obra apresenta diversas brincadeiras da cultura brasileira, como peteca e pular corda, sob a perspectiva das vivências espirituais, das crenças e da cultura indígena Guarani.
O livro conta com ilustrações de Jonas Estevam Malakuiawa-Maragua.
Em 2 encontros a oficina aborda o que é o slam, como ele surge e acontece no Brasil, trazendo o formato da batalha como ferramenta e a importância do movimento para o compartilhamento de narrativas.
O terceiro encontro será uma batalha-sarau com os participantes da oficina, aberta ao público da Casa das Rosas.
Anna Zêpa é poeta nas expressões de literatura, teatro e cinema. A palavra falada faz parte de sua pesquisa artística.
O Museu das Favelas em parceria com a Ação Educativa está com a exposição “Rap em Quadrinhos”.
Idealizada pelo ilustrador Wagner Loud e Youtuber Load, é uma homenagem às notáveis personalidades do rap nacional representadas como autênticos super-heróis em quadrinhos.
São 19 artistas homenageados. Algumas das obras trazem Mano Brown representado como Pantera Negra do universo Marvel. Negra Li personifica a Tempestade, icônica personagem dos X-Men e Sabotage assume o papel de Dr. Manhattan, personagem da DC Comics.
Em cena, três acrobatas e um ator utilizam suas pesquisas de movimentos expressivos para ressignificar padrões vazios de significado. Mastro chinês, trapézio, lira, parada de mão e máscara serão ferramentas para as personagens se comunicarem com o público. Ao final, as quatro personagens e suas trajetórias se encontram celebrando a possibilidade da contínua construção de sentidos, mesmo em tempos obscuros.
O Coletivo Cafuzas convida a todos com mais de 10 anos para um encontro entre versos, canções e histórias de grandes mulheres.
As narrativas foram baseadas no livro “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, de Débora Thomé.
O bate-papo irá falar sobre Carolina Maria de Jesus, Cecília Meireles, Cora Coralina e Ruth de Souza.
A intervenção algumas das vivências do caixeiro viajante Junio Alexandrino que fazem referência à sua região natal: o Nordeste.
São experimentos que dialogam com a ludicidade da infância, trazendo olho no olho, afeto, cultura popular, história oral, encontro em roda, música popular, manuseio e construção de brinquedos.
A Orquestra do Theatro São Pedro inaugura a Temporada Lírica de 2024 em março, com a ópera "Homens ao Mar", de Ralph Vaugham Williams.
A ópera é uma adaptação de uma peça de teatro de 1904 do dramaturgo irlandês John Millington Synge.
Homens ao Mar tem direção musical de Claudio Cruz e concepção, encenação e iluminação de Caetano Vilela. Juliana Bertolini assina o figurino e Tiça Camargo o visagismo.
Quando? 25 de fevereiro de 2024, domingo, às 11h.
Onde? Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno, na R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo.
O Grupo Sobrevento, renomado no cenário brasileiro do teatro de animação, traz ao público infantil o espetáculo de teatro de sombras A Cortina da Babá.
A apresentação é gratuita e marcada por uma abordagem contemporânea da técnica tradicional chinesa.
Inspirado no conto "Nurse Lugton's Curtain”, escrito por Virginia Woolf, uma das maiores escritoras britânicas da história, A Cortina da Babá é a estreia do Grupo Sobrevento no universo encantador do teatro de sombras.
A narrativa, originalmente concebida para uma sobrinha da autora, foi resgatada entre os manuscritos do icônico romance “Mrs. Dalloway”.
A SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Complementar para cursos técnicos. A responsável por todo o processo é a Fundatec.
Nesse novo processo seletivo, as vagas disponíveis são para quatro cursos técnicos: Dramaturgia; Iluminação; Sonoplastia e Técnicas de Palco.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS.SP está com inscrições para o Concurso Fotográfico sob o tema "A espiritualidade na cidade de São Paulo".
Esta iniciativa, em celebração aos 470 anos da Metrópole, visa promover a expressão artística e cultural por meio da fotografia, destacando aspectos relacionados à fé, solidariedade e manifestações culturais presentes no contexto urbano.
A exposição intitulada "Olhares Sagrados: a espiritualidade na Cidade de São Paulo", programada para abril de 2024 na Sala MAS-Metrô – Estação Tiradentes, apresentará 19 trabalhos fotográficos selecionados.
Ela busca engajar fotógrafos amadores a explorar perspectivas sensíveis e pessoais sobre manifestações culturais, bem como demonstrações de solidariedade que contribuem para a coesão comunitária na cidade.
O primeiro colocado será contemplado com um ano de entrada gratuita no MAS.SP com direito a acompanhante.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Por que o setor de alimentos é carro-chefe na criação de empregos na indústria de transformação