Casa das Rosas promove pescaria e caça ao tesouro (Governo de São Paulo/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 07h00.
Última atualização em 30 de dezembro de 2024 às 15h39.
Para as férias de janeiro, a Casa das Rosas promove duas atividades lúdicas: a Pescaria desafia os participantes a responder a respeito de fatos históricos relacionados à Casa das Rosas. Já a “Caça ao Fóssil” instiga a curiosidade a respeito do fóssil marinho “Rosalita”, encontrado no local durante o processo de restauro.
Em 2025, o Museu das Culturas Indígenas promove, todos os finais de semana, a Feira de Artes Manuais Indígenas. Trazendo artesanatos de diversos povos, como Bororo, Guarani, Huni Kuin, Pataxó, Fulni-ô, Guajajara, Terena, entre outros, a iniciativa fomenta a economia criativa e permite o contato com as mais diversas e autênticas peças de arte indígenas.
Nessas férias, a Pina Luz promove visitas educativas na exposição “Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana”. Ao final do passeio, os participantes podem exercitar sua criatividade em uma oficina de tecelagem com miçangas. A mostra apresenta, ao todo, 129 peças têxteis que buscam estimular novas percepções sobre a África, que resultam dos mais diversos saberes artesanais ancestrais.
O Museu Catavento é a pedida certa para levar as crianças nas férias. Dedicado às ciências, o Museu é dividido em quatro espaços: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, com diversas curiosidades e atrações interativas. Destaque para a experiência de eletromagnetismo e o borboletário.
Ao longo do mês de janeiro, o Museu do Café conta com espaço exclusivo para a criançada: o Café com Leite traz brinquedos temáticos e o “Cafezalzinho” lúdico, com uma visão sobre os diferentes processos e atividades de uma fazenda de café. O espaço conta ainda com cama elástica, cantinho para leitura, jogos educativos e piscina de bolinhas.
Nessas férias, a Biblioteca Villa-Lobos promove a atividade lúdica “Caça ao Tesouro Literário”: são diversas cartas secretas espalhadas pela biblioteca que os participantes deverão encontrar, seguindo pistas relacionadas ao mundo literário e suas mais importantes obras, autores e autoras.
Nessas férias, as crianças podem se conectar com as brincadeiras do passado nas Fábricas de Cultura. A atividade “Roda de jogos tradicionais”, na Brasilândia, e “Brincadeiras de Rua", no Capão Redondo, apresentam brincadeiras clássicas de rua, resgatando tradições e estimulando uma diversão desconectada das novas tecnologias.
Integrando a programação do “Férias no Museu”, o Museu Casa de Portinari promove a Oficina de Montagem e Mostra Robótica Sustentável. A atividade desafia as crianças a usarem a criatividade e, a partir de materiais recicláveis, criem projetos de robótica.
A partir da leitura coletiva do livro infantojuvenil “Cosmonauta” (Aletria, 2022), de Mário Alex Rosa e Carol Fernandes, os participantes da oficina “Mensagem para o eu de outro mundo” devem conversar sobre os sonhos que desejam realizar e, após a reflexão, escrever para o seu “eu do futuro” para uma cápsula do tempo.
O Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) oferece diversas opções de cursos nas férias de janeiro. No dia 6 de janeiro, tem início o curso “O que o cinema ensina para a escrita criativa?”, que parte da análise de filmes como “O Poderoso Chefão” e “Divertidamente” para inspirar escritores a criarem novas histórias. No dia 8, tem início o curso “David Bowie Blackstar: a obra tardia”, sobre o cantor inglês, e, no dia 14, “O cinema de Sofia Coppola”, sobre a diretora de “Encontros e Desencontros” e “Priscilla”.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube