Bob Esponja Calça Quadrada ganha exposição de 25 anos do desenho animado (Divulgação/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 29 de novembro de 2024 às 13h00.
Uma das animações mais queridas da cultura pop completa 25 anos com uma exposição especial imersiva no MIS Experience. “Bob Esponja – A Experiência" traz um acervo com mais de 80 itens em um espaço de mais de mil metros quadrados para contar um pouco da história e dos bastidores de personagens tão icônicos como Bob Esponja, Lula Molusco, Patrick, Sandy e o Seu Sirigueijo.
O Museu do Futebol inaugura uma nova exposição sobre o futebol de várzea: a prática esportiva iniciada às margens dos rios que cortam a cidade de São Paulo tem a sua importância retratada na exposição “Vozes da Várzea”, dando destaque e protagonismo ao futebol amador. No sábado, 30 de novembro, a entrada é gratuita para quem chegar vestindo camiseta de qualquer time de várzea, e a exposição conta também com apresentações especiais, como da bateria de várzea, Batucada de Nego Veio e oficina de confecção de pipas.
Um espetáculo clássico para a época de Natal, “O Quebra-Nozes”, com livreto de E.T.A. Hoffmann e composição de Tchaikovski, ganha uma releitura: “O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos”, de Márcia Haydée, pela São Paulo Companhia de Dança. As apresentações encerram a temporada 2024 da companhia, intitulada “Tornar visível o invisível”, e que foi inspirada na definição de amor de Orhan Pamuk: “O amor é a capacidade de tornar visível o invisível e o eterno desejo de sentir o invisível em nós próprios”.
O Núcleo Taipas, da Fábrica de Cultura Brasilândia, propõe um sábado de muitos jogos e competições para a garotada de todas as idades: o Taipas Game Festival promove torneios com alguns dos jogos mais populares do mundo, como Just Dance e Street Fighter, além de tênis de mesa.
O Theatro São Pedro apresenta a sua última ópera da temporada de 2014: “O Conde Ory”, do compositor italiano Gioachino Rossini. A comédia conta a história de um conde e suas mal sucedidas tentativas de seduzir a Condessa Adèle. Essa foi a primeira ópera de Rossini em francês.
O Dia Nacional do Samba é celebrado no dia 2 de dezembro. Para trazer reflexões sobre essa data, a biblioteca da Fábrica de Cultura Itaim Paulista apresenta Encontro de Leitores para discutir as mulheres que foram pioneiras nesse estilo musical. A discussão terá como base o livro “Canto de rainhas: o poder das mulheres que escreveram a história do samba”, de Leonardo Bruno.
O Grupo Teatral ApanelA ministra gratuitamente uma oficina de iniciação ao teatro de rua, para atores e não-atores, no Museu Casa de Portinari. A atividade é composta por jogos de introdução teatral, atividades de compreensão do espaço e apresentação de cenas elaboradas.
Autora do romance “Os Malaquias”, vencedor do Prêmio José Saramago, e de “A Pediatra”, que teve os seus direitos vendidos para o cinema, Andréa del Fuego ministra oficina gratuita de escrita literária na Biblioteca Parque Villa-Lobos. O encontro tem duração de 3 horas.
O grupo de percussão do Projeto Guri de Marília faz uma apresentação gratuita na Praça Maria Izabel, no centro da cidade. No repertório, estão obras de compositores brasileiros como João Donato, Paulo Bellinati, Ney Rosauro e Jônatas Manzolli, além de internacionais, como Joe Green e Mark Ford.
Como parte da Virada Sustentável, diversos espaços da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas recebem atrações. Entre os destaques, está a programação da Casa das Rosas: desde jogo para crianças, incentivando a educação climática, até apresentação da peça “Gandhi”, por João Signorelli, monólogo no qual o ator interpreta a figura emblemática de Mahatma Gandhi, anunciando o início de um jejum pela paz mundial.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube