Bússola

Um conteúdo Bússola

Brasil testa primeira conversão de motor marítimo para uso de etanol 

A representante das soluções Caterpillar apresenta primeira conversão de motor marítimo para uso de combustível limpo e marca avanço tecnológico pioneiro no mundo

Se bem-sucedido, o projeto representa inovação considerável e inédita (Stringer/Getty Images)

Se bem-sucedido, o projeto representa inovação considerável e inédita (Stringer/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 25 de julho de 2025 às 13h00.

O projeto piloto da Sotreq, distribuidora brasileira da Caterpillar, e da empresa de apoio marítimo CBO é o primeiro do mundo. Ele visa converter motores marítimos para o funcionamento com sistema dual-fuel, utilizando mistura de etanol e diesel.

Se bem-sucedido, o projeto representa inovação considerável e inédita, possibilitando redução de emissões de Gases de Efeito Estufa em embarcações convertidas. 

  • A queima do etanol possui baixo impacto, podendo emitir até 90% menos CO2 quando comparada à queima de combustíveis fósseis. 
  • A previsão é que o primeiro motor convertido esteja operacional já em 2026.

“O etanol se apresenta como uma alternativa viável, limpa e economicamente acessível para o país com o mesmo potencial e eficiência de um modelo a combustão. Nosso objetivo é liderar essa transformação e acelerar o processo de transição energética em segmentos de alta demanda, como o marítimo, diz Rodrigo Feria, gerente de motores e desenvolvimento de mercado da Sotreq.

Brasil na vanguarda global de soluções para descarbonização

Produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol brasileiro é reconhecido internacionalmente por seu baixo impacto ambiental. O uso do combustível em soluções para o setor marítimo pode colocar o país na vanguarda do movimento de descarbonização deste segmento – que até a volta dos barcos a vela já considerou.

Além dos benefícios ambientais, o país conta com uma infraestrutura consolidada para distribuição do combustível, o que reforça sua viabilidade logística e econômica frente a alternativas como hidrogênio verde ou metanol verde.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

 

Acompanhe tudo sobre:Barcos

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença