Bússola

Um conteúdo Bússola

Áreas de Produto e Tecnologia são as favoritas dos C-Levels brasileiros, aponta pesquisa

De acordo com o levantamento Leading Tech Report, 54% das companhias enxergam o setor de Produto como protagonista na tomada de decisão quanto a estratégia de negócios; 72% delas revelaram entregar mais qualidade neste ano

Além de focar na maturidade das organizações, o estudo mostrou que 62% dos ouvintes pretendem aumentar o time no próximo ano (Kindamorphic/Getty Images)

Além de focar na maturidade das organizações, o estudo mostrou que 62% dos ouvintes pretendem aumentar o time no próximo ano (Kindamorphic/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 13h00.

Quando se trata das áreas com maior impacto no futuro de suas empresas, 54% dos C-Levels brasileiros apostam em Produto e 28% apostam em Tecnologia

Segundo o estudo, realizado pela startup BossaBox, 72% dos entrevistados afirmam ter fechado o último trimestre de 2024 com bons resultados nestas duas áreas.

Para João Zanocelo, cofundador da BossaBox, esses números indicam maturidade no processo de transformação digital brasileiro. 

“Acho que uma das informações mais valiosas que tiramos da pesquisa ‘Leading Tech Report’ foi sobre o que realmente impulsiona ambientes de alta performance. Vimos que o protagonismo de Produto e Tecnologia nas decisões estratégicas é essencial, assim como equipes seniores, que trazem autonomia e precisão”, diz Zanocelo.

O Leading Tech Report recebeu mais de 500 respostas de empresas de ramos variados como tecnologia.

Estratégias de contratação e crescimento

Além de focar na maturidade das organizações, o estudo mostrou que 62% dos ouvintes pretendem aumentar o time no próximo ano e 73% relataram dificuldades na hora do recrutamento. 

Entre as queixas, se encontram falta de candidatos qualificados, pretensões salariais acima do que a empresa pretende pagar, marca empregadora pouco atrativa e problemas na retenção de talentos foram alguns dos desafios apontados. 

Os dados coletados pela BossaBox também identificaram uma tendência que continua sendo realidade para as áreas: o trabalho híbrido e remoto. 80% das respondentes que obtiveram sucesso continuam nesses modelos.

O levantamento ainda revela a importância de ter um time qualificado: 94% das companhias que entregaram qualidade nesses setores em 2024 são compostas por profissionais plenos e seniores, em sua maioria. Com essa disposição, 22,5% conseguiram adequar os resultados com velocidade.

“O aumento na senioridade é uma evolução natural que vejo sendo acelerada pela adoção da inteligência artificial. Funções mais operacionais, antes executadas por profissionais juniores, estão sendo absorvidas por IA, enquanto o papel dos desenvolvedores se torna cada vez mais estratégico”, conclui Gustavo Bassan, diretor de Engenharia na BossaBox.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

 

Acompanhe tudo sobre:Tecnologia

Mais de Bússola

O que é ‘Store in Store’, a nova tendência do varejo em 2025

A maioria das empresas usa inteligência artificial para ensino e treinamentos, diz estudo

Bússola Cultural: oficina de escrita sobre o Carnaval na Casa Guilherme de Almeida

Agentes de IA: 4 pontos de impacto que serão sentidos pelas agências de marketing