Bússola

Um conteúdo Bússola

Aprenda a falar de seus pontos fracos em uma entrevista de emprego

Especialista da PreparaTodos responde à Bússola a melhor forma de falar sobre a clássica pergunta dos processos seletivos

Saber usar a comunicação ao seu favor e ser honesto podem atrair a atenção do recrutador (Weekend Images Inc./Getty Images)

Saber usar a comunicação ao seu favor e ser honesto podem atrair a atenção do recrutador (Weekend Images Inc./Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 14 de janeiro de 2022 às 09h00.

Pergunta recorrente nas entrevistas de emprego, os pontos fracos são, em geral, uma das questões que mais deixam os candidatos apreensivos, uma vez que a preocupação por ser mal interpretado pode custar a oportunidade de emprego. Pensando nisso, Cecília Barçante, gerente de empregabilidade da PreparaTodos, plataforma de educação, separou para a Bússola algumas dicas que podem contribuir para o bom desempenho daqueles que buscam uma recolocação no mercado de trabalho ou a primeira oportunidade empregatícia:

1- Seja honesto

Tente compreender a si mesmo e seja honesto com o recrutador. Evite respostas prontas, como “sou perfeccionista”. Além de ser uma resposta vaga, isso soa como uma fuga ao assunto. “Ninguém é perfeito. Isso significa que nenhum de nós é bom em tudo, por isso, você pode — e deve — falar sobre os seus pontos fracos”, afirma Cecília.

2- Seja objetivo

Objetividade é o ponto-chave para que o candidato se saia bem durante a resposta sobre os seus pontos fracos. “Afinal, quanto mais evitarmos explicações sobre isso, menos nos enrolamos com as respostas”, diz a gerente.

3- Use a comunicação ao seu favor

Existem diversas formas de falar a mesma coisa. Por isso, pense antes de responder às questões do recrutador e escolha as melhores palavras para se expressar. “Eu tenho dificuldade para me organizar soa bem melhor do que dizer que é bagunceiro, não é mesmo? Aí está a importância da comunicação clara e objetiva”, declara Barçante.

4- Seja profissional

Saber separar o que está diretamente conectado ao ambiente de trabalho é fundamental. Para ela, quando o recrutador pergunta sobre os seus pontos fracos, ele quer entender quais são os pontos que afetam o seu trabalho e não necessariamente as suas dificuldades pessoais.

5- Mostre o que você está fazendo para melhorar

Mostre o que você está fazendo para melhorar aquilo que não considera tão bom em si enquanto profissional. “Entender quais são nossos pontos fracos e buscar melhorá-los é o ponto-chave para atingirmos o nosso sucesso profissional”, diz Cecília.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:ComportamentoEmpregosRecursos humanos (RH)

Mais de Bússola

Instituição de pagamentos para ‘bets’ movimenta R$ 2,6 bilhões e se volta para regulamentação

Gamificação: como engajar equipes e melhorar a produtividade?

3 dicas de como o potencializar as estratégias na Black Friday utilizando marketing de influência 

Inteligência artificial e segurança cibernética na nova fase das relações EUA-China e Brasil