Bússola

Um conteúdo Bússola

Aplicativo permite pessoas surdas sentirem a música de festas e festivais

Tecnologia TIM Vibe transforma as batidas das canções em vibração tátil e está disponível gratuitamente para qualquer pessoa no aplicativo MEU TIM

Trecho da campanha criada pela BETC HAVAS (BETC HAVAS/Reprodução)

Trecho da campanha criada pela BETC HAVAS (BETC HAVAS/Reprodução)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 30 de julho de 2025 às 13h00.

Desenvolvido pela TIM, a BETC HAVAS e outros parceiros, a tecnologia TIM Vibe utiliza o microfone do celular para converter som em vibrações táteis em tempo real. A ação de impacto social mira a  inclusão de pessoas com deficiência auditiva em eventos musicais como festas e festivais.

A funcionalidade pode ser acessada gratuitamente pelo aplicativo MEU TIM, sem a necessidade de login ou assinatura com a operadora. 

O TIM Vibe foi testado e aprovado por pessoas surdas de entidades como a Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos e o Instituto Som Dá Vida; e também por pessoas como o influenciador Gabriel Isaac e a diretora audiovisual Benedita Casé, durante shows patrocinados pela TIM

O impacto que a música pode gerar

“A música nos conecta com diferentes sensações e queremos que todas as pessoas tenham essa experiência, sem exceções”, conta Camila Ribeiro, diretora de Comunicação e Marca da TIM. Neste ano, a operadora centrou múltiplas estratégias neste universo, incluindo as ações de impacto social.

A operadora tem uma agenda cheia de patrocínios de shows e festivais. Em 2024, 350 mil pessoas passaram pelos eventos onde ela estava presente e, neste ano, a agenda também inclui o festival Na Praia, em Brasília, onde testes da tecnologia do app foram realizados.

O lançamento do TIM Vibe também é acompanhado de campanha nas redes sociais desenvolvida pela BETC HAVAS. “O TIM Vibe é a prova de que boas ideias têm o poder de incluir, emocionar e transformar vidas. É criatividade real a serviço de uma questão social", conclui Flavia Braga, VP de Negócios da BETC HAVAS. 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

 

Acompanhe tudo sobre:MúsicaPessoas com deficiência

Mais de Bússola

Tecnologia permite mensurar impacto de campanhas digitais em lojas físicas

Por que o ‘morango do amor’ viralizou – e como surfar essa onda 

Novo Código Eleitoral: mudanças favorecem a participação feminina ou reforçam os obstáculos?

Bússola & Cia: a primeira barra de ouro de operação que já gerou 2 mil empregos no Nordeste