Boletim diário da Bússola traz resumo das notícias mais importantes do dia, com foco nas atualizações sobre a pandemia, e o reflexo nas redes sociais
Comércio: confira o boletim diário da Bússola! (Germano Lüders/Exame)
Mariana Martucci
Publicado em 16 de setembro de 2020 às 21h18.
A diretora regional da OMS para as Américas, Carissa Etienne, disse hoje que a América Latina está reabrindo as atividades e retomando a vida social no momento em que a pandemia ainda exige cuidados e atenção. Para além do Brasil, preocupações são com Colômbia, México, Venezuela, Equador e Bolívia.
Carissa Etienne afirmou ainda que, 'quando as pessoas viajam entre países, o vírus também vai'. Segundo ela, testes para viajantes têm 'impacto limitado' e o aumento de casos no Caribe deixa 'uma lição importante’.
Segundo o monitoramento das redes sociais do FSB Inteligência, mais de 138 mil citações foram feitas hoje em relação à pandemia. O painel dinâmico completo das citações e tendências você confere aqui.
Já o Instituto FSB Pesquisa elabora diariamente o gráfico abaixo para acompanhar a evolução das mortes por Covid-19 em todo o país.*
Média móvel — 16/09/2020 (Bússola)
O boletim Bússola Covid-19 traz hoje um artigo que mostra como exigir coerência na política pode ser um exercício inútil de ingenuidade; e outro artigo aborda os impactos da pandemia na saúde mental, com um olhar especial para as pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Confira a íntegra do boletim aqui.
*O gráfico acompanha a curva de óbitos em cada Unidade da Federação a partir do dia em que a média móvel de 7 dias (somadas as mortes dos últimos 7 dias e divididas por 7) da respectiva região que chega pela primeira vez a 3 óbitos. O objetivo é comparar as curvas de óbitos com base no mesmo período de evolução da doença em cada UF.
Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta a desinformação como o principal risco global no curto prazo e destaca ameaças relacionadas à crise ambiental e à desigualdade