Brasil

Zoo de SP ganha espaço para reprodução de espécies ameaçadas

As espécies selecionadas inicialmente incluem araras-azuis, mico-leão-preto, mico-leão-dourado, mico-leão-da-cara-dourada e tamanduá-bandeira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2015 às 16h16.

Sorocaba - Extremamente raro na natureza, um casal de arara-azul-de-lear criado no Zoológico de São Paulo está encontrando condições ideais para reprodução a 110 quilômetros da capital. O Centro de Conservação da Fauna Silvestre do Estado de São Paulo, inaugurado nesta sexta-feira, 19, em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo, reproduz o hábitat natural de espécies ameaçadas para favorecer o acasalamento.

O recinto do casal de araras, espécie endêmica da região norte da Bahia, tem até um barranco de arenito, como os paredões frequentados por essas aves na natureza.

De acordo com a secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, o objetivo do centro é promover a conservação das espécies no próprio ambiente onde ocorrem ou fora, mas em condições próximas do ambiente natural.

As espécies selecionadas inicialmente incluem ainda o mico-leão-preto, o mico-leão-dourado, o mico-leão-da-cara-dourada e o tamanduá-bandeira, todos ameaçados de extinção.

A unidade ocupa área de 80 mil m² na fazenda que a Fundação Parque Zoológico de São Paulo mantém no bairro Jundiaquara, na cidade do interior, visando à produção de alimentos para os animais de seu acervo.

O projeto, que envolve vários institutos de pesquisa e universidades, desenvolverá ainda pesquisas e programas para reintrodução de espécies cativas na natureza.

Para isso, o centro conta com suporte do Departamento de Pesquisa Aplicada do zoo e vai compartilhar projetos com outras nove instituições brasileiras e internacionais. Resultado de investimento de R$ 4 milhões, a unidade conta com áreas de medicina veterinária e biologia, salas de manejo, cirurgia e internação, laboratórios, berçário e incubadora.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisAnimais em extinçãoBiólogoscidades-brasileirasMeio ambienteMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular