Brasil

Zona central de SP muda de lado e vota em petista

Região da Santa Ifigênia foi a única zona do centro expandido na qual Fernando Haddad bateu o adversário José Serra


	Visão aérea do Centro de São Paulo: de acordo com moradores, medidas colocadas de Kassab, aliado de Serra, ajudam a entender essa mudança de comportamento
 (Ana Paula Hirama/ Wikimedia Commons)

Visão aérea do Centro de São Paulo: de acordo com moradores, medidas colocadas de Kassab, aliado de Serra, ajudam a entender essa mudança de comportamento (Ana Paula Hirama/ Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 08h28.

São Paulo - No mapa das zonas eleitorais de São Paulo, um ponto vermelho em meio à mancha azul do eleitorado predominantemente tucano chamou a atenção após os votos da eleição de domingo (28) terem sido computados. Trata-se da região da Santa Ifigênia, conhecida por concentrar lojas de produtos eletrônicos.

Essa foi a única zona do centro expandido na qual o candidato do PT, Fernando Haddad, bateu o adversário José Serra (PSDB). Lá, o petista venceu por 51% a 49%. Historicamente, os tucanos dominam a área, enquanto o PT tem o seu eleitorado mais fiel na periferia. Fazia 12 anos que a sigla não vencia em um bairro do centro expandido.

De acordo com moradores da região ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, medidas colocadas em prática pelo atual prefeito Gilberto Kassab (PSD), aliado de Serra, ajudam a entender essa mudança de comportamento. Nos últimos tempos, a Prefeitura intensificou as ações de combate ao comércio irregular nas ruas do município, o que atingiu diretamente a dinâmica do local. O bairro também foi alvo este ano de uma operação para acabar com o consumo livre de drogas na região, que popularmente é conhecida como cracolândia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2012Partidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU