Brasil

Zenaldo Coutinho é reeleito para prefeitura de Belém

Edmilson (PSOL) ficou em segundo lugar, com 47,82% dos votos válidos

 (Facebook/Zenaldo Coutinho/Reprodução)

(Facebook/Zenaldo Coutinho/Reprodução)

AB

Agência Brasil

Publicado em 30 de outubro de 2016 às 18h50.

O candidato Zenaldo Coutinho (PSDB) venceu a disputa para a prefeitura de Belém, com 52,18% dos votos válidos. Edmilson (PSOL) ficou em segundo lugar, com 47,82% dos votos válidos. Até agora, foram apurados 96,69% das urnas.

Zenaldo Coutinho

Atual prefeito, Zenaldo Coutinho, 55 anos, concorreu à reeleição pela coligação União por uma Belém do Bem, composta por 15 partidos. Na disputa, teve como vice Orlando Reis (PSB). Começou na vida política como vereador, em 1982, aos 21 anos. Após dois mandatos consecutivos no cargo, atuou como deputado estadual do Pará de 1991 a 1999. Como deputado federal, teve quatro mandatos consecutivos, de 1999 a 2012.

Zenaldo teve a candidatura cassada há menos de um mês. O juiz Antonio Claudio Cruz, da 97ª Zona Eleitoral de Belém, entendeu que o tucano divulgou durante o período de campanha vídeos de Coutinho inaugurando obras. A defesa do candidato negou as acusações e recorreu da decisão.

Com isso, o pleito ocorreu normalmente. Com a vitória nas urnas, Zenaldo poderá assumir a prefeitura, mas terá que deixar o cargo caso a decisão por sua cassação prevaleça em última instância.

Acompanhe tudo sobre:BelémEleições 2016TSE

Mais de Brasil

Fim da escala 6x1: Alckmin defende redução da jornada de trabalho e debate no congresso

Flávio Bolsonaro encontra representante de Trump, mas nega discussão sobre sanções contra Moraes

Trama golpista: defesas do 'núcleo 4' argumentam que denúncia da PGR não individualizou condutas

Brasil cai 21 posições no ranking do IDH quando se considera a desigualdade