Brasil

Zema vai ao debate? As velhas práticas do Partido Novo

Candidato ao governo de Minas lidera pesquisas com 67% das intenções de voto, ante 33% do tucano Antonio Anastasia

Romeu Zema em campanha: candidato já faltou a debates no SBT e na CBN

Romeu Zema em campanha: candidato já faltou a debates no SBT e na CBN

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2018 às 06h26.

Última atualização em 25 de outubro de 2018 às 06h48.

Partido novo, práticas nem tão novas assim. Depois de o Novo passar todo o primeiro turno das eleições presidenciais fazendo campanha para seus candidatos participarem dos debates, o candidato mineiro Romeu Zema faltou a debates na terça, no SBT, e na quarta, na CBN, e tem sua presença no debate marcado para esta noite, na Globo, em dúvida. Sua assessoria afirmou que ele irá. O motivo das ausências é a boa e velha estratégia política que faz com que Jair Bolsonaro (PSL) também tenha abandonado os debates presidenciais: com 67% das intenções de voto, segundo o Ibope, Zema está virtualmente eleito.

Tanto na CBN quanto no SBT, Anastasia foi entrevistado, no lugar de debater. “Talvez Zema esteja temeroso em razão dos debates anteriores, quando mostramos incongruências e aberrações do seu programa de governo”, afirmou no SBT.

Em debate anterior, uma das propostas criticadas foi a de não pagar salários aos secretários. “Isso só é possível com um time de bilionários. Não acho que seja disso que os mineiros precisem”, afirmou. Em debates anteriores Zema também foi forçado a admitir que tem revisto seu programa de governo. Em entrevistas, mostrou despreparo ao desconhecer a Funed, um centro de pesquisas em saúde, num ato falho que virou até pauta de paródia do humorista Marcelo Adnet.

Em artigo publicado ontem na Folha de S. Paulo, Zema afirmou que “não só a população mineira, como a de outros estados, quer novos ares na política”. O Novo nasceu para carregar as bandeiras liberais, e com Zema pode ter uma vitória pra lá de inesperada nestas eleições. Mas o trunfo não vem necessariamente por uma fantástica aderência do partido às demandas dos eleitores, e sim por uma guinada eleitoral bem executada.

A uma semana do primeiro turno, Zema tinha cerca de 10% das intenções de voto. Foi declarar o voto em Jair Bolsonaro para sua votação passar dos 40% no primeiro turno e subir ainda mais no segundo turno. Zema é dono de uma das maiores redes de lojas e postos de gasolina do país, a Zema, localizada em Araxá, interior de Minas Gerais.

Acompanhe tudo sobre:Antônio AnastasiaExame HojePartido NovoRomeu Zema

Mais de Brasil

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas

João Campos mantém liderança em Recife com 76% das intenções de voto, aponta Datafolha