Brasil

Zema é aprovado por 62% e reprovado por 30%, diz pesquisa Genial/Quaest

Para 50% dos entrevistados, o governador merece eleger um sucessor em 2026

Zema: governador tem alto índice de aprovação no estado (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

Zema: governador tem alto índice de aprovação no estado (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 07h37.

O governador Romeu Zema (Novo) tem 62% de aprovação entre os mineiros e desaprovação de 30%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 27. O levantamento aponta que 8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar sobre a gestão do governador.

O índice mantém a estabilidade em relação à pesquisa de dezembro, quando Zema era aprovado por 64%. Já a desaprovação oscilou para 30%, contra 29% na última medição.

A avaliação positiva do governo subiu para 41%, enquanto a negativa caiu um ponto percentual, ficando em 14%. Os setores mais bem avaliados são educação (50%) e atração de empresas (45%), enquanto infraestrutura/mobilidade (31%) e saúde (37%) registram as piores percepções entre os entrevistados.

A pesquisa revela que 56% dos mineiros consideram que o estado está melhor do que outros do país, enquanto 30% enxergam piora. Além disso, a percepção de que Minas Gerais está parada cresceu para 46%, um aumento em relação aos 42% registrados em dezembro. Já os que acreditam que o estado está melhorando caíram de 41% para 40%.

Eleições 2026

A pesquisa também perguntou sobre o peso político de Zema na sucessão estadual. Para 50% dos entrevistados, o governador merece eleger um sucessor em 2026, contra 39% que discordam.

Na corrida pelo governo de Minas, o senador Cleitinho (Republicanos) lidera com 33% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (Republicanos), com 16%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), marca 8%, seguido pelo secretário de Estado Mateus Simões (Novo), com 4%.

Os indecisos somam 18%, enquanto brancos, nulos e aqueles que afirmam que não vão votar representam 21%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.482 entrevistas presenciais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026Romeu ZemaMinas Gerais

Mais de Brasil

Primeiras ondas de frio chegam ao Brasil em abril — mas calor ainda deve predominar

Anvisa emite alerta sobre cremes dentais com fluoreto de estanho após relatos de lesões orais

Lula diz que Brasil prioriza negociações com governo Trump antes de aplicar reciprocidade em tarifas