Brasil

Para Yoani, governo brasileiro é só "silêncio" sobre Cuba

Blogueira pede dureza do governo brasileiro na hora de dialogar com o regime dos irmãos Castro. Para ela, na seara dos direitos humanos, o Brasil só oferece “silêncio”


	Yoani Sánchez: elogios ao Brasil, críticas ao governo 
 (REUTERS/Helia Scheppa)

Yoani Sánchez: elogios ao Brasil, críticas ao governo  (REUTERS/Helia Scheppa)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2013 às 14h25.

São Paulo – Depois de elogiar a democracia e pluralidade brasileiras, a blogueira Yoani Sánchez, uma das principais vozes contra o regime socialista cubano, endureceu o discurso contra o governo do Brasil e a diplomacia nacional, a que acusou de se silenciar perante as violações de direitos humanos em Cuba.

“Falta dureza ou franqueza na hora de plantar o tema de direitos humanos na ilha. No caso do governo brasileiro, tem havido demasiado silêncio”, afirmou a autora do blog “Generaciõn Y” hoje em evento na sede do jornal O Estado de S. Paulo.

Ela reconheceu que o estreitamento econômico entre os dois países pode ajudar as pessoas da ilha, que vivem sob privações, mas que o Executivo do Brasil deveria, assim como qualquer outra nação, unir as relações comerciais com um posicionamento político mais “enérgico”.

“Tem que manter os direitos humanos e as violações em Cuba como condição de diálogo em fóruns internacionais. Deixar claro, por escrito e confirmado, que (as trocas comerciais e investimentos) não se tratam de oxigênio para o totalitarismo, mas ajuda ao povo”, reagiu a blogueira.

Desde o governo Lula, a diplomacia brasileira tem sido criticada pela aproximação com Cuba, histórica dentro do PT. No ano passado, a presidente Dilma Rousseff, em visita à ilha, minimizou a questão dos direitos humanos, afirmando que todas as nações tinham “telhado de vidro” para abordar a questão com o país castrista.
 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaCubaDiplomaciaYoani Sánchez

Mais de Brasil

Bolsonaro passa por novos exames após crises de soluços e episódios de falta de ar

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA