Brasil

Yanomamis capturam avião de agentes de saúde

Os índios protestam contra a corrupção no sistema sanitário

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2011 às 10h55.

Londres - Índios Yanomami da Amazônia brasileira capturaram um avião utilizado por agentes de saúde em protesto pela corrupção no sistema sanitário, informou nesta quinta-feira a organização "Survival International".

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, a organização defensora dos direitos das comunidades indígenas assinalou que os Yanomami estão "indignados" pela nomeação de um novo coordenador de saúde para os indígenas, já que tem pouco conhecimento sobre a população.

A nota ressalta que, em 2007, pessoas do escritório regional da saúde, cujas nomeações haviam sido políticas, foram presas em uma operação policial ao ser revelado que tinham sido roubados R$ 34 milhões que deveriam ser empregados no atendimento à saúde indígena.

Em carta enviada pela Hutukara Associação Yanomami ao Ministério da Saúde, os indígenas afirmam: "Estamos revoltados... os políticos não consultaram as lideranças tradicionais e conselheiros que moram na terra Yanomami".

Os Yanomami e os Yekuana estão sofrendo porque milhares de garimpeiros operam ilegalmente em seu território, trazendo doenças e causando a poluição das águas dos rios utilizados pelos indígenas para beber e tomar banho.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse que a saúde dos indígenas é um "assunto sério que não pode estar sujeito à política. A substituição do coordenador de saúde sem o consentimento dos Yanomami e dos Yekuana seria certamente uma receita para o desastre".

Aproximadamente 32 mil Yanomamis vivem no Brasil e na Venezuela, representando uma das maiores tribos que vivem em relativo isolamento na América do Sul, o que os torna muito vulneráveis às doenças, lembra a organização.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaAmérica LatinaEuropaPaíses ricosReino UnidoSaneamentoSaúde

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas