Brasil

Cidade de SP abre xepa para vacinação de crianças; veja como se inscrever

A vacinação das crianças entre 5 e 11 anos na cidade de São Paulo começou nesta segunda-feira, 17, para aquelas com comorbidades, deficiência permanente e população indígena

Primeira criança vacinada contra a covid-19 no Brasil. (NELSON ALMEIDA/AFP)

Primeira criança vacinada contra a covid-19 no Brasil. (NELSON ALMEIDA/AFP)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 17 de janeiro de 2022 às 13h09.

Última atualização em 18 de janeiro de 2022 às 18h42.

A prefeitura de São Paulo abriu a xepa de vacinas contra a covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos. O processo é ser semelhante ao que ocorreu com os adultos durante o ano de 2021. O objetivo é aproveitar os frascos abertos de vacina, que têm dez doses e precisam ser aplicadas em até 12 horas após a abertura. Com isso, crianças fora do grupo prioritário podem receber de forma antecipada o imunizante da Pfizer.

  • Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o responsável pela criança deve se dirigir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência ou da escola. No local, é necessário fazer um cadastro e deixar um telefone de contato. Caso haja disponibilidade, o posto de saúde vai entrar em contato. Para receber a dose da xepa, é necessário apresentar um comprovante de residência.

A vacinação das crianças entre 5 e 11 anos na cidade de São Paulo começou nesta segunda-feira, 17, para aquelas com comorbidades, deficiência permanente e população indígena. A aplicação ocorre apenas nas UBSs e AMAS/UBS Integradas da capital paulista, entre às 8 horas e 19 horas - para adultos a aplicação começa às 7 horas. Os responsáveis precisam apresentar documento da criança e documentos que comprovem a comorbidade.

Segundo a prefeitura, a cidade recebeu do Ministério da Saúde 64 mil doses para esta fase da campanha, mas há 236 mil crianças com comorbidades na cidade, de acordo com cálculos do governo municipal. A previsão é de que a vacinação para crianças sem comorbidades comece na segunda semana de fevereiro e será feito de forma escalonada, por idade.

yt thumbnail

Como saber o tamanho da fila

Para facilitar e agilizar o tempo de vacinação contra a covid-19, a prefeitura de São Paulo criou um serviço online que monitora como está o tamanho da fila em todos os postos da capital paulista. O ‘filômetro’ pode ser acessado por meio do site.

Para conferir como está a situação da fila no posto onde deseja ir, basta acessar o site De Olho na Fila. Os locais estão divididos em ‘Posto-Volante’, ‘Drive-Thru e Mega Posto’. Há ainda uma outra categoria que classifica as unidades por regiões: Centro, Leste, Norte, Oeste e Sul.

Ao selecionar o posto de vacinação, há uma indicação por cor de como está a situação. Verde significa sem filas; amarelo é uma fila pequena; laranja é quando está média; vermelho é sinônimo de fila grande; e cinza é de locais sem dados disponíveis.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusCriançasPfizersao-paulovacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso