Brasil

Witzel cita doutorado em Harvard sem nunca ter estudado na universidade

A assessoria do governador informou que o registro na plataforma dizia respeito a uma intenção de Witzel no momento em que começou o doutorado, em 2015

A UFF disse que Witzel nunca pediu para participar da seleção que escolhe os alunos enviados a Harvard (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A UFF disse que Witzel nunca pediu para participar da seleção que escolhe os alunos enviados a Harvard (Tomaz Silva/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de maio de 2019 às 16h34.

Última atualização em 22 de maio de 2019 às 17h00.

Rio de Janeiro — O governador do Rio, Wilson Witzel, informou em seu currículo Lattes que parte de seu curso de doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) teria sido feito na universidade americana de Harvard. A informação, no entanto, é incorreta. A denúncia foi feita pelo jornal O Globo.

A assessoria do governador informou que o registro na plataforma digital dizia respeito a uma intenção de Witzel no momento em que começou o doutorado, em 2015, quando ainda era juiz federal, e que será corrigida.

A assessoria de comunicação da UFF confirmou que o governador está cursando o doutorado na instituição, mas informou que ele nunca pediu para participar da seleção que escolhe os alunos que seriam enviados a Harvard com bolsa paga pelo governo brasileiro. As inscrições para o período em Harvard estiveram abertas entre 2015 e 2018. Esse tipo de curso é conhecido como "sanduíche", quando o aluno faz parte do doutorado em um outra instituição, parceira daquela em que ele estuda.

O governador estuda em seu doutorado o tema "judicialização da política" no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia e tem até 31 de agosto para defender sua tese e concluir o curso. A rigor, o governador deveria ter concluído o doutorado em fevereiro, mas pediu à instituição uma prorrogação de seis meses - uma extensão de prazo que pode ser solicitada por qualquer aluno.

O currículo de Witzel registra ainda uma especialização em direito empresarial, além de um mestrado em Direito Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo - o que foi confirmado pela instituição. De acordo com a assessoria do governador, todas as demais informações do currículo estão corretas.

Acompanhe tudo sobre:HarvardRio de JaneiroWilson Witzel

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária