Avião da Webjet no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 29 de março de 2011 às 17h18.
São Paulo - A Webjet Linhas Aéreas aprova o jeito descontraído do comissário Ronald Pennafort durante as instruções de segurança.
Um vídeo gravado em uma câmera de celular e publicado no YouTube mostra os momentos que antecedem a decolagem de um voo de Curitiba para o Rio de Janeiro. As brincadeiras do comissário arrancou gargalhadas dos passageiros, mas também gerou bastante polêmica na internet.
A empresa acredita que “a forma diferente utilizada pelo comissário Ronald Pennaforte para atrair a atenção dos passageiros para as instruções de voo não compromete a segurança do voo. Ao contrário, relatos de passageiros nos mostram que eles acabam prestando muito mais atenção do que normalmente”.
Por meio de nota enviada a EXAME.com, a companhia aérea diz que o vídeo é antigo (a empresa não sabe informar a data do voo; o vídeo foi criado no YouTube em 10/03/2011) e traz expressões que não são usadas mais, como “webvoo” e “websnacks” - biscoitos que foram alvo de brincadeiras do comissário. “O serviço de bordo também foi modificado há quase um ano. Hoje temos um cardápio diferenciado com diversas opções de lanches e bebidas.”
A Webjet diz ainda que “sua visão é ser a melhor companhia aérea para quem quer voar com segurança e pontualidade pagando menos. A segurança, portanto, é e sempre será a primeira e maior preocupação da empresa”.
A nota informa que o comissário Ronald ainda atua na companhia, que, em 2010, “transportou 90% mais passageiros que no ano anterior, atingindo a marca de 10 milhões de passageiros transportados até janeiro de 2011, graças a sua política de segurança, pontualidade e preço baixo. Isso mostra que estamos no caminho certo”.
EXAME.com retornou o comunicado da empresa com algumas perguntas que, se respondidas, serão publicadas nesta matéria. A reportagem questionou se houve alguma reclamação formal de passageiros e das comissárias, que são alvo das brincadeiras, e se o funcionário mantém o mesmo estilo, inclusive no trecho em inglês.