Brasil

Voto nulo vai para quem? Entenda

Única utilidade desse voto é registrar a insatisfação do eleitorado com as alternativas de candidatos que foram ofertadas pelos partidos, segundo o TSE

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 5 de outubro de 2024 às 15h02.

A questão do voto nulo é um tema recorrente em toda eleição. Uma das principais dúvidas levantadas sobre o assunto é: para quem vai o voto nulo? E o voto em branco?

ACOMPANHE AO VIVO OS RESULTADOS PARA PREFEITURA NAS CAPITAIS

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a única utilidade desses votos é registrar a insatisfação do eleitorado com as alternativas de candidatos ofertadas pelos partidos.

Segundo o artigo 211 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), é considerado eleito o candidato “mais votado que tiver obtido maioria absoluta de votos, excluídos, para a apuração desta, os votos em branco e os votos nulos”.

Na prática, votar em branco ou nulo é se abster, ainda que comparecendo à urna, de escolher um dos candidatos propostos.

Outra questão que permeia os votos em branco ou nulos é a ideia de que, se eles forem mais da metade dos votos de uma eleição, o pleito seria cancelado, e uma nova votação teria de ser reconvocada. Para esclarecer isso, é preciso entender a diferença entre voto nulo e voto anulado.

Voto nulo e voto anulado: entenda a diferença

Segundo o TSE, o voto nulo ocorre quando o eleitor se recusa a escolher um dos candidatos em disputa. Para isso, basta digitar um número inexistente na urna eletrônica e, em seguida, confirmar. Esse voto não é contabilizado para nada além da estatística dos eleitores insatisfeitos.

Já o voto anulado é aquele dado a um candidato de maneira regular, mas que, por alguma razão posterior, foi invalidado por decisão judicial.

São anulados, por exemplo, os votos dados a candidatos que tiveram o registro de candidatura indeferido ou cassado. Isso também pode ocorrer em eleições com fraude comprovada judicialmente, o que não acontece no Brasil desde a implantação do voto eletrônico em 1996.

Onde acompanhar a apuração das urnas?

A EXAME faz a cobertura ao vivo das Eleições 2024. É possível acompanhar, a partir das 17h, o resultado das urnas nas disputas para prefeito em todas as capitais do Brasil.

yt thumbnail

Também é possível acompanhar a apuração pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis no Google Play ou na App Store, também será possível acompanhar os resultados para prefeito, vice-prefeito e vereador. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.

Candidatos a prefeito das capitais brasileiras

Candidatos a vereador das capitais brasileiras

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Governo Tarcísio é aprovado por 68,8% e reprovado por 26,7%, diz Paraná Pesquisas

China desafia domínio da Starkink com planos de serviço de internet via satélite no Brasil

Governo divulga novo cronograma do CNU; veja datas atualizadas

Mauro Cid presta depoimento ao STF após operação e pedido de suspensão de delação