Brasil

Votação do orçamento impositivo fica para semana que vem

Câmara deverá votar a proposta que torna obrigatório o pagamento de emendas parlamentares individuais apenas na próxima semana

Henrique Eduardo Alves fala sobre a votação do Orçamento impositivo: principal defensor da PEC, deputado queria que a votações fosse nesta quarta (.)

Henrique Eduardo Alves fala sobre a votação do Orçamento impositivo: principal defensor da PEC, deputado queria que a votações fosse nesta quarta (.)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2013 às 17h39.

Brasília - A votação na Câmara dos Deputados da proposta que torna obrigatório o pagamento de emendas parlamentares individuais deve ocorrer apenas na próxima semana e não nesta quarta-feira, como desejava o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), informou a Secretaria Geral da Mesa da Câmara.

De acordo com a secretaria, a decisão foi tomada pelo próprio presidente da Casa. Mais cedo, Alves disse que a votação da proposta de emenda à Constituição nesta quarta dependia de um acordo unânime entre os líderes partidários para quebrar intervalos regimentais.

A PEC do Orçamento Impositivo, que desagrada o governo, foi aprovada na terça-feira em comissão especial da Câmara. Ela precisa ser aprovada em dois turnos de votação no plenário da Câmara para então ser enviada ao Senado.

A liberação de emendas já esteve diversas vezes no meio de disputas entre parlamentares e governo --que atualmente pode contigenciá-las e muitas vezes acaba usando sua liberação como importante argumento nas negociações de matérias a serem votadas.

Os parlamentares, por sua vez, seguram a votação de projetos de interesse do governo quando há demora na liberação.

Pela nova proposta, segundo o relator, deputado Édio Lopes (PMDB-RR), levando em conta a receita corrente líquida de 2012, este ano deputados e senadores teriam direito à liberação de cerca de 11 milhões de reais em emendas individuais, que o governo seria obrigado a pagar.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaCâmara dos DeputadosOrçamento federal

Mais de Brasil

'Eu creio que esse compromisso vai ser honrado', diz Haddad sobre compensação da isenção do IR

Hugo Motta defende aprovação do projeto de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Previsão do tempo: São Paulo tem chuva fraca e tempo fechado nesta quarta-feira, 27

Rui Costa aguarda votação do Senado sobre adultização antes de enviar propostas sobre big techs