Brasil

Voepass: Cenipa divulga nesta sexta relatório parcial sobre queda de avião em Vinhedo

O documento vai trazer uma primeira resposta sobre as circunstâncias da queda do avião da Voepass

62 pessoas morreram no desastre aéreo no interior de SP (AFP)

62 pessoas morreram no desastre aéreo no interior de SP (AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 07h46.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulga nesta sexta-feira, 6, o relatório parcial sobre o acidente da aeronave da Voepass que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, no dia 9 de agosto e deixou 62 mortos. Ainda não existe uma data prevista para a apresentação do relatório final.

O documento vai trazer uma primeira resposta sobre as circunstâncias da queda, além de um alerta para autoridades de outros países que utilizam o mesmo modelo de aeronave. A avaliação preliminar vai ser enviada à Organização Internacional da Aviação Civil.

Em 16 de agosto, o Cenipa já havia atualizado o documento inicial sobre o acidente, afirmando que a “tripulação perdeu o controle da aeronave”. Todas as informações contidas ali, porém, poderiam ser alteradas até o relatório final.

A investigação feita pelo Cenipa não aponta culpados, mas sim os fatores que contribuíram para o acidente e recomendações para evitar novos casos. Os possíveis responsáveis  devem ser identificados em uma investigação feita pela polícia.

No caso do acidente de Vinhedo, duas caixas-pretas foram recuperadas - técnicos conseguiram extrair os dados do voo e a gravação das conversas dentro da cabine do avião. Além dos gravadores, os motores do avião foram recuperados para tentar determinar a causa do acidente.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviao

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe