Brasil

Vinda do papa não repercute bem no Twitter e Facebook

Pode até ser que a situação mude com o pontífice já no Brasil, mas nos dias anteriores à chegada do papa, posts nas redes sociais foram predominantemente negativos sobre visita


	Papa Francisco cai em gargalhadas no voo que o trouxe ao Rio: é possível que simpatia do religioso reverta repercussão negativa nas redes sociais ocorrida antes de sua chegada
 (REUTERS/Ansa/Luca Zennaro/Pool)

Papa Francisco cai em gargalhadas no voo que o trouxe ao Rio: é possível que simpatia do religioso reverta repercussão negativa nas redes sociais ocorrida antes de sua chegada (REUTERS/Ansa/Luca Zennaro/Pool)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2013 às 14h52.

São Paulo – A vinda do papa Francisco ao Brasil, apesar de toda a expectativa, repercutiu negativamente nas redes sociais, segundo levantamento obtido por EXAME.com que mediu o humor dos brasileiros no Twitter e Facebook nas duas semanas e meia anteriores à chegada do pontífice, entre 4 e 21 de julho.

Enquanto 7,9% dos comentários nas duas populares redes sociais tiveram caráter positivo, quase o triplo, 19,3%, reforçaram o aspecto negativo da visita, como os gastos públicos envolvidos.

“Um único comentário sobre a vinda do Papa: sendo desnecessário como só o Brasil sabe ser”, postou o usuário @ThiagoMunizz, no Twitter.

A análise, feita pela ferramenta de monitoramento de redes sociais, Scup, e pela agência A2 Comunicação, monitorou uma amostra de 10% de todo o conteúdo sobre o religioso publicado no período por brasileiros, em um total de 94,3 mil mensagens.

O restante dos posts foi considerado neutro, pois se limitavam a repassar notícias, sem expressar opinião.

Outros pontos abordados na rede foram o dinheiro que a Jornada Mundial da Juventude injetará na economia brasileira, o "desbatismo" marcado por um grupo de ateus, os protestos convocados pelos Anonymous, a visita surpresa que o papa fez para verificar os veículos dos padres no Vaticano, entre outros tópicos.

Apesar da repercussão negativa na rede, o papa Francisco só despejou simpatia com o Brasil nos últimos dias.

“Dentro de algumas horas chego ao Brasil e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª Jornada Mundial da Juventude”, escreveu em sua conta no Twitter hoje.

O levantamento descobriu ainda que, dos quase 500 mil seguidores do perfil do papa (@Pontifex_PT), 52,3 mil passaram a acompanhar o pontífice nas últimas duas semanas e meia.

Agora, é esperar para ver se a estadia do sorridente religioso reverterá a predominância dos aspectos negativos sobre os positivos, ao contrário do que ocorreu nas últimas semanas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetPapa FranciscoPapasRedes sociaisTwitter

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP