Brasil

Vila Madalena tem 153% mais furtos durante a Copa

Juntos, os três "bairros da Copa" - Itaquera, Pinheiros e Sé - tiveram uma alta de 86,3%


	Esquina entre as ruas Mourato Coelho e Aspicuelta na Vila Madalena - brasileiros e estrangeiros tomaram o local
 (Kelsen Fernandes/ Fotos Públicas)

Esquina entre as ruas Mourato Coelho e Aspicuelta na Vila Madalena - brasileiros e estrangeiros tomaram o local (Kelsen Fernandes/ Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2014 às 23h04.

São Paulo - A Copa do Mundo provocou grandes aglomerações de pessoas em alguns locais e, com isso, aumentou drasticamente o número de furtos em alguns bairros da capital paulista em junho.

Juntos, os três "bairros da Copa" - Itaquera, Pinheiros e Sé - tiveram uma alta de 86,3% no número de ocorrências se comparado com junho do ano passado. Enquanto isso, a cidade teve um aumento médio de 5,4% na mesma comparação.

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, confirma que nem o aumento do policiamento por causa do evento foi suficiente para reduzir o crime.

"Evidentemente, com maior fluxo de pessoas, tivemos operações especiais", afirmou Grella. "Houve focos nos quais tivemos esse contingente maior de pessoas e registramos aumento do número de roubos (apesar do aumento de policiais)."

O maior aumento foi registrado pelo 65.º DP (Artur Alvim), responsável pela área da Arena Corinthians, o Itaquerão, na zona leste de São Paulo. Em junho do ano passado, houve 78 furtos registrados. No mês passado, foram 280, o que significa um aumento de 259%.

Vila Madalena

O 14.º DP (Pinheiros), na zona oeste, teve crescimento de 153% no número de casos (de 396 para 1.002). O distrito é responsável pela Vila Madalena, que concentra bares e, durante a Copa, foi ponto de encontro de estrangeiros e brasileiros.

O chamado "Carnacopa" chegou a receber até 70 mil pessoas em dias de jogos da seleção brasileira, o que também provocou conflitos entre torcedores e moradores. Na madrugada do dia 2, a Polícia Militar até usou uma bomba de gás para dispersar torcedores que não queriam ir embora e impediam a limpeza das ruas.

A festa oficial da Fifa, a Fan Fest, instalada no Vale do Anhangabaú, também influenciou o aumento de furtos na região do 1.º DP (Sé).

Essa área normalmente já tem incidência alta desse tipo de crime, com o intenso tráfego de pedestres. No entanto, em junho do ano passado, foram 844 ocorrências; no mesmo mês deste ano, foram 1.174 - um aumento de 39,1%.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCopa do MundoCrimecrime-no-brasilEsportesFutebolMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades