Brasil

Vídeo mostra explosão urbana de SP em 30 segundos

Vídeo de pesquisadores de Nova York mostra que população explodiu nas áreas periféricas de SP a partir de 1950. Região enfrenta desafio de receber 190 mil moradores por ano


	Prédios na Bela Vista, em São Paulo: região metropolitana ganha 190 mil novos moradores por ano
 (Marco Prates / EXAME.com)

Prédios na Bela Vista, em São Paulo: região metropolitana ganha 190 mil novos moradores por ano (Marco Prates / EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2014 às 07h00.

São Paulo - A cidade de São Paulo ganha, em média, 85 mil novos habitantes por ano. Contada a Região Metropolitana, o número sobe para 190 mil novos moradores a cada ano. Isso significa que, em uma década, serão mais 1,9 milhão de pessoas morando, estudando e trabalhando na cidade - e precisando se locomover por ela. 

Esse é o desafio das metrópóles ao redor do mundo nas próximas décadas: abrigar cada vez mais pessoas em um espaço limitado.

O curto vídeo abaixo mostra como se deu a expansão da cidade entre 1880 e 2000, quando a população saltou de 65 mil habitantes, de acordo com o Censo 1890, para 10,4 milhões, no Censo 2000.

O video faz parte de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Nova York que mostra o crescimento de 30 cidades ao redor do mundo nos últimos dois séculos.

//www.youtube.com/embed/2WGPvWPpey8?rel=0

Nota-se que é só a partir dos anos 1950 é que a periferia ganha grandes proporções na cidade.

Esse movimento coincide com a época em que a população brasileira, de uma forma geral, migrava do campo para as cidades.- e São Paulo era um dos principais destinos.

O resultado é uma cidade com graves problemas de moradia e de mobilidade urbana

"O maior desafio que se coloca hoje para São Paulo, é o de proporcionar equipamentos urbanos básicos, como transporte e saneamento para essas pessoas que foram morar nas periferias e não têm essa assistência", diz Luiz Guilherme Rivera de Castro, professor de Urbanismo na FAU-Mackenzie.

Apesar dos problemas e dos números superlativos, a cidade já passa por um processo de desaceleração do crescimento populacional, que aumenta 0,7% ao ano.

Mas, com uma população de 11,8 milhões de habitantes, ainda são 85 mil novos moradores anualmente. 

Uma Curitiba por ano

A situação é parecida em todas as grandes cidades brasileiras. Atualmente, cerca de 85% da população brasileira vive em áreas urbanas. Para 2020, a previsão é de que esse índice chegue a 90%. 

Segundo o professor Castro, todos os anos, as cidades brasileiras recebem o equivalente à população inteira de Curitiba de novos moradores.

"Onde essas pessoas vão morar, trabalhar e estudar? Nesse ritmo de crescimento, serão necessários grandes investimentos em infraestrutura urbana para receber todas essas pessoas", ele afirma.

Acompanhe tudo sobre:Cidadescidades-brasileirasMetrópoles globaispopulacao-brasileirasao-pauloUrbanismoVídeosVídeos de Brasil

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas