Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes: divulgação do vídeo fez com que o prefeito determinasse a emissão de multa contra ele próprio pela Comlurb (GettyImages)
Da Redação
Publicado em 6 de março de 2014 às 21h07.
Rio - Em meio à crise da greve dos garis, um vídeo publicado no YouTube colocou o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), em situação delicada. Nas imagens, ele aparece lançando restos de fruta durante um evento político, em 14 de fevereiro - seis meses depois de entrar em vigor a lei do Lixo Zero, que pune quem joga sujeira no chão.
A divulgação do vídeo fez com que o prefeito determinasse a emissão de multa contra ele próprio pela Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb).
O vídeo, postado por Alex Castellar, pré-candidato a deputado estadual pelo PR, lembra a lei municipal. "Parece que o prefeito é do estilo faça o que eu digo mas não faça o que eu faço", diz a legenda. Nas imagens, o prefeito aparece comendo o que parece ser uma maçã, durante discurso do vereador William Correa.
Quando está perto de fazer sua fala, Paes arremessa a fruta. Ele chega a ter uma reação, como se tivesse acertado outra pessoa. O vídeo encerra com mensagem em homenagem aos garis, "que trabalham de verdade para construir uma cidade mais limpa.
Em nota, a assessoria da prefeitura informa que "Eduardo Paes não joga lixo no chão" e que lembra que o hábito vem "sendo combatido pela prefeitura, durante sua gestão". O texto diz ainda que o prefeito não se lembra de detalhes do episódio. "O vídeo em questão, efetivamente, não mostra Paes jogando ao chão um pedaço de fruta.
Mas ele acredita que, conforme o próprio vídeo indica, tenha lançado o resto de fruta na direção de uma lixeira mais afastada, ou para que um de seus assessores fizesse o descarte em local adequado. Na dúvida, já que o prefeito não se lembra do ocorrido, determinou que a Comlurb emita uma multa a ele próprio, e pede desculpas por um eventual equívoco".
//www.youtube.com/embed/WcmdAkhNzUk