Brasil

Com vendas recordes, Petrobras importa mais gasolina

Aumento no preço do etanol possibilitou crescimento de 12% na venda de gasolina

Petrobras terá quem importar mais gasolina devido ao aumento nas vendas  (Arquivo)

Petrobras terá quem importar mais gasolina devido ao aumento nas vendas (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2010 às 16h30.

Rio de Janeiro - As vendas de combustíveis da Petrobras no mercado brasileiro neste ano serão recorde, crescendo 12 por cento sobre 2009, o que deverá manter aquecidas as importações de gasolina da companhia, indicou nesta segunda-feira o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

Segundo ele, o ano repetirá a performance registrada no primeiro semestre, quando as vendas da Petrobras subiram 12 por cento.

"Teve uma venda realmente extraordinária este ano desses três combustíveis (gasolina, etanol e diesel)", disse ele a jornalistas antes da abertura da feira internacional Rio Oil & Gas.

Em 2009, as vendas de combustíveis da Petrobras registraram queda de 1,2 por cento ante 2008. O diretor não detalhou os volumes vendidos dos três combustíveis.

Ele observou que, com o aumento do preço do etanol nas últimas semanas, a gasolina voltou a ficar competitiva e a empresa prevê que deverá importar o produto.

"A gasolina teve uma forte demanda no primeiro semestre, mas depois estabilizou. Mais recentemente, devido ao aumento do etanol, houve um reaquecimento da gasolina e estamos tendo que importar mais", disse.

Segundo Costa, as vendas de querosene de aviação também baterão recordes em 2010, assim como as vendas de asfalto, que vão ultrapassar o volume de 3 milhões de toneladas anuais.

"Isso reflete a demanda das novas estradas e a recuperação de rodovias", declarou.

Leia mais da Petrobrás

Siga as últimas notícias de Economia

 

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoQuímica e petroquímicaVendas

Mais de Brasil

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas

João Campos mantém liderança em Recife com 76% das intenções de voto, aponta Datafolha

Paes lidera com 59% e Ramagem tem 17%, no Rio, diz Datafolha