Brasil

Velocidade média é desrespeitada por 5% dos motoristas em SP

Os motoristas infratores não serão multados - receberão cartas de advertência alertando sobre a necessidade de respeitar os limites de velocidade

São Paulo: mais de 53 mil motoristas foram flagrados desrespeitando o limite de velocidade entre 1º de novembro e a última segunda (6) (ale77br/Thinkstock)

São Paulo: mais de 53 mil motoristas foram flagrados desrespeitando o limite de velocidade entre 1º de novembro e a última segunda (6) (ale77br/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 14h07.

Mais de 53 mil motoristas foram flagrados desrespeitando o limite de velocidade média em vias de São Paulo entre 1º de novembro e a última segunda-feira (6).

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o total representa 5% dos veículos fiscalizados.

Os motoristas infratores não serão multados - vão receber cartas de advertência alertando sobre a necessidade de respeitar os limites de velocidade no trânsito. A medida foi adotada na capital paulista para evitar que os condutores reduzam a velocidade apenas nos radares.

Os radares capazes de calcular velocidade média estão posicionados nas avenidas Jacu-Pêssego, 23 de Maio, Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê.

Quando o motorista passa pelo primeiro aparelho, o horário e a velocidade são registrados e, se o condutor alcançar o segundo radar mais rápido do que o tempo necessário, fica comprovada a infração.

De acordo com a prefeitura, a medida ainda precisa ser regulamentada pelo órgão federal para que passe a valer e para que os motoristas sejam multados e pontuados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em nota, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que aguarda resposta a uma consulta feita à Consultoria Jurídica do Ministério das Cidades (Conjur) sobre o entendimento de que não cabe ao órgão regular sobre fiscalização por velocidade média.

O Denatran acrescenta que a possibilidade de punição por velocidade média dependeria de alterações nos limites impostos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoCETSão Paulo capitalTrânsito

Mais de Brasil

Eduardo Leite deixa aliados de sobreaviso sobre saída do PSDB e indica que pode se filiar ao PSD

Anvisa torna obrigatória retenção da receita para a venda de Ozempic

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro