Moro e Lula: o ex-presidente deve ir para a cadeia em Curitiba (Montagem de Rodrigo Sanches/Site Exame)
Luísa Granato
Publicado em 5 de abril de 2018 às 18h36.
Última atualização em 5 de abril de 2018 às 20h17.
São Paulo — O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, deu prazo até amanhã para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se apresentar à Polícia Federal daquela cidade, onde deverá ser preso.
Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do apartamento tríplex do Guarujá, que teria sido oferecido a ele pela construtora OAS em troca de contratos vantajosos com a Petrobras.
A parte do despacho de Moro que trata especificamente da prisão de Lula diz:
"Relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão.
Vedada a utilização de algemas em qualquer hipótese.
Os detalhes da apresentação deverão ser combinados com a Defesa diretamente com o Delegado da Polícia Federal Maurício Valeixo, também Superintendente da Polícia Federal no Paraná.
Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o
início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física."
Veja o conteúdo completo do despacho de Sérgio Moro que determina a prisão de Lula:
[scribd id=375646718 key=key-xwB0ItJyScnw8C83kFuO mode=scroll]
A seguir, o ofício do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que autoriza a prisão:
[scribd id=375647126 key=key-zqyGQf8s65DcCpRnArgU mode=scroll]