Brasil

Varíola dos macacos: Ministério da Saúde confirma oitavo caso no Brasil

Paciente "relata contato com estrangeiros", de acordo com o órgão

Varíola dos macacos: O paciente está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município (Smith Collection/Gado/Getty Images)

Varíola dos macacos: O paciente está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município (Smith Collection/Gado/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 20 de junho de 2022 às 07h18.

O Ministério da Saúde confirmou, neste domingo, o oitavo caso identificado de varíola dos macacos no Brasil. O paciente reside no município de Maricá (RJ), de acordo com o órgão, e apresenta um caso clínico estável.

A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, uma doença infecciosa que passa de macacos e outros animais para humanos. Ela é causada pelo vírus que leva o mesmo nome (varíola dos macacos) e pertence à família dos orthopoxvírus. A infecção é semelhante à varíola humana — única doença erradicada no mundo —, mas mais leve.

LEIA TAMBÉM: Varíola dos macacos não é transmitida pelo ar, dizem cientistas dos EUA

"Não apresenta histórico de viagem para o exterior, mas relata contato com estrangeiros", disse o ministério sobre o oitavo paciente diagnosticado no Brasil.

O paciente está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município.

"No momento, o Brasil registra oito casos confirmados, sendo quatro em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Outros seis casos permanecem em investigação. Todos seguem isolados e em monitoramento", disse a pasta.

Acompanhe tudo sobre:DoençasMinistério da SaúdeMpox

Mais de Brasil

Governo Lula entra com ação no STF contra derrubada do aumento do IOF

PF assume fiscalização de CACs com promessa do governo por controle maior no registro de armas

Pedágios nas rodovias de SP ficam mais caros a partir desta terça; confira tabelas com novos valores

Moraes diz que não admite 'tumulto processual' e nega pedido de Bolsonaro sobre suposta conta de Cid