Brasil

Determinado tratamento igualitário a presos em Papuda

Decisão foi tomada após inspeção feita pelos juízes da Vara de Execuções Penais (VEP) no presídio onde estão 11 condenados na Ação Penal 470, a do mensalão


	Complexo penitenciário da Papuda: inspeção foi conduzida por juízes da VEP, na Papuda, em 25 e 26 de dezembro, constatou “clima de instabilidade e insatisfação”
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Complexo penitenciário da Papuda: inspeção foi conduzida por juízes da VEP, na Papuda, em 25 e 26 de dezembro, constatou “clima de instabilidade e insatisfação” (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2013 às 20h15.

Brasília – A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal (DF) determinou hoje (28) que seja dado tratamento igualitário a todos os presos da Penitenciária da Papuda, no DF.

A decisão foi tomada após inspeção feita pelos juízes da VEP no presídio onde estão presos 11 condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Aos juízes, detentos e servidores do presídio afirmaram que os condenados estão recebendo tratamento diferenciado principalmente em relação a visitas e alimentação.

Uma inspeção foi conduzida pelos juízes da VEP, na Papuda, nos dias 25 e 26 de dezembro, constatou um “clima de instabilidade e insatisfação”. As conclusões foram obtidas por meio de entrevistas informais com servidores e detentos da penitenciária.

No despacho, três juízes, entre eles Bruno André Silva Ribeiro, determinam que a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) deve dar tratamento igualitário a todos dos presos.

Se a determinação não for cumprida, os juízes relataram que vão estender as regalias a todos os detentos.

“Esta VEP estenderá a todos os presos do sistema prisional local eventuais direitos, garantias ou regalias concedidas por ato administrativo, formal ou não, determinado sentenciado ou grupo de apenados, especialmente no que se refere a regalias de visitação e alimentação”.

Onze réus que tiveram a prisão decretada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, na sexta-feira (28), estão na Papuda, em Brasília: o ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República José Dirceu, o ex-presidente do PT e deputado federal (SP) José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas, o ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado, o publicitário Marcos Valério, a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, o ex-deputado federal Romeu Queiroz, os ex-sócios de Marco Valélio: Ramon Hollerbach e Cristiano Paz e a ex-funcionária do publicitário, Simone Vasconcelos.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaMensalãoPolítica no BrasilPrisões

Mais de Brasil

Enem terá pré-inscrição automática para estudantes do 3º ano do ensino médio público

Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com autismo, que enfrentam desafios na educação após os 14 anos

PCDs acima de 15 anos têm taxa de analfabetismo quatro vezes maior que da população sem deficiência

Lula será o primeiro brasileiro desde Pedro II a ser homenageado na Academia Francesa em Paris