Brasil

Vamos construir 270 aeroportos regionais, diz presidente

A presidente destacou que o governo investe e "tem o desafio" de assegurar que em uma distância de até 100 quilômetros das cidades médias tenha um aeroporto

Dilma: ela disse que aeroportos regionais terão a seu favor política de incentivo à aviação regional (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Dilma: ela disse que aeroportos regionais terão a seu favor política de incentivo à aviação regional (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2014 às 16h42.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff disse na tarde desta terça-feira, 20, que o governo vai aplicar recursos para construir 270 aeroportos regionais.

"O Brasil é um país continental, tem de ter aviação regional e essa aviação regional vai usufruir da experiência da Infraero com grandes aeroportos", afirmou durante a cerimônia de inauguração do Terminal de Passageiros 3 do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Cumbica, Guarulhos.

A presidente destacou que o governo investe e "tem o desafio" de assegurar que em uma distância de até 100 quilômetros das cidades médias tenha um aeroporto.

"É um desafio que nós, conjuntamente com a concessão dos cinco aeroportos, estamos enfrentando", afirmou.

Dilma disse ainda que os aeroportos regionais terão a seu favor uma política "clara de incentivo à aviação regional".

"Haverá isenção total de tarifas aeroportuárias nos aeroportos médios e a concessão de subsídios das passagens em rotas destinadas para esses aeroportos", afirmou, destacando que essas medidas serão adotadas para garantir a regularidade dos voos.

Em relação a ampliação do Aeroporto de Cumbica, Dilma disse que as obras "fazem parte de um esforço" que o governo tem feito para atender a "transformação da demanda".

Segundo a presidente, no início da década, 33 milhões de pessoas viajavam de avião e hoje já são 111 milhões de passageiros.

Dilma afirmou também que realizar a inauguração do novo terminal é "uma demonstração do compromisso que nós assumimos de atender a população com serviços de melhor qualidade".

"Não basta ser o maior, eu espero que seja também o melhor aeroporto", afirmou.

A presidente disse que o terminal paulista será o grande cartão de visitas para o Brasil na Copa. "(o aeroporto) foi feito e será usado na Copa, mas também foi feito e será usado por esse novo Brasil."

Mais cedo, a presidente esteve na cerimônia de inauguração de um hangar da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde vai ser construído o cargueiro KC-390 em parceria com a Força Aérea Brasileira.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasDilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilSetor de transporteTransportesAeroportosAeroportos do BrasilInvestimentos de governo

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul