Vale: empresa afirma que ocorreu uma erosão na parte interna do reservatório da estrutura em razão das fortes chuvas (Pilar Olivares/Reuters)
Reuters
Publicado em 26 de janeiro de 2020 às 16h55.
Última atualização em 27 de janeiro de 2020 às 11h21.
Brasília - A Vale elevou o nível de alerta da Barragem Sul Inferior, da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), citando as fortes chuvas na região, com Minas Gerais já registrando 37 mortes em decorrência dos efeitos dos temporais.
"Em razão das fortes chuvas na região, ocorreu uma erosão na parte interna do reservatório da estrutura, que se mantém estável", afirmou a companhia em comunicado no sábado, quando disse que acionou o nível 2 do Plano de Ação de Emergência.
A empresa disse que as pessoas residentes na Zona de Autossalvamento (ZAS) já haviam sido realocadas para locais seguros em fevereiro de 2019, quando a Barragem Sul Superior foi colocada em nível 2.
"A Barragem Sul Inferior é uma contenção de sedimentos, construída em etapa única, considerado um dos métodos construtivos mais seguros", disse a Vale.
A mineradora disse que, embora apresentasse estabilidade, a estrutura encontrava-se em nível 1 porque está localizada a jusante da Barragem Sul Superior, que se mantém em nível 3 - o mais alto, quando a ruptura é iminente ou já está ocorrendo.
O comunicado da Vale foi divulgado um ano após o rompimento de uma barragem em Brumadinho, também em MG, que matou mais de 250 pessoas em um dos maiores desastres mundiais do setor de mineração.