Brasil

Vai fazer frio em SP? Frente fria reduz a temperatura no Sul e no Sudeste; veja

Frente fria avança pelo litoral da região Sul nesta quarta-feira e atinge o litoral de São Paulo

Massa de ar frio, de origem polar, avançará do centro-leste da Argentina para o mar na sexta (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Massa de ar frio, de origem polar, avançará do centro-leste da Argentina para o mar na sexta (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 28 de junho de 2023 às 12h18.

Última atualização em 28 de junho de 2023 às 12h18.

Se no último fim de semana, o frio deu uma trégua na maioria dos Estados brasileiros, neste, ele deve aparecer com um pouco mais força. Isso porque uma frente fria vai reduzir as temperaturas médias no Sul e no Sudeste do País a partir desta quarta-feira, 28.

De acordo com o Climatempo, a frente fria avança pelo litoral da região Sul nesta quarta-feira e atinge o litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro ao longo da quinta-feira, 29. Na sexta-feira, 30, fecha o mês de junho chegando ao Espírito Santo. E no primeiro fim de semana de julho, chega ao litoral da Bahia.

Junto com essa frente fria, uma outra massa de ar frio, de origem polar, avançará do centro-leste da Argentina para o mar na sexta. Ela vai passar o fim de semana na altura do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul.

“Embora tenha, tecnicamente, moderada a forte intensidade, esta massa de ar frio não vai causar uma ‘onda de frio’ nos próximos dias. Seu poder de resfriamento e alcance pelo interior do Brasil serão diminuídos justamente porque o ar polar intenso vai para o oceano rapidamente“, afirma o Climatempo.

“Mesmo assim, os ventos frios marítimos vão manter o clima úmido e as temperaturas baixas por alguns dias nas capitais do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Vitória”, diz a empresa de meteorologia.

Veja como fica o tempo nas capitais do Sul e Sudeste nos próximos dias:

- São Paulo (SP): a temperatura máxima cai de 28ºC para 21ºC desta quarta para a quinta-feira, 29. O sol também vai embora a pode haver pancadas de chuva na noite de quinta. As mínimas ficam entre 14ºC e 15ºC até domingo, 2. Na segunda-feira, 3, a mínima cai para 12ºC. O tempo começa a melhorar na próxima quinta-feira, 6, que deve ter mínima de 14ºC e máxima de 26ºC.

- Rio de Janeiro (RJ): a temperatura diminui gradualmente no Rio e a chuva deve aparecer na quinta, 29, sexta, 30, e no domingo, 2. Nesta quarta-feira, a máxima é de 32ºC e mínima de 15ºC. Na quinta, a temperatura já fica entre 16ºC e 28ºC e na sexta a máxima cai para 24ºC. O tempo começa a melhorar aos poucos a partir da terça-feira, 4.

- Belo Horizonte (MG): Minas é o único Estado que não será afetado pela frente fria. Suas temperaturas se mantém estáveis nos próximos dias, com mínimas entre 10ºC e 14ºC e máximas entre 22ºC e 28ºC.

- Vitória (ES): a temperatura começa a cair levemente em Vitória na sexta-feira, junto com a chegada da chuva. Se nesta quarta, a mínima é de 17ºC e máxima de 30ºC, no sábado, 1, a mínima permanece em 17ºC mas a máxima cai para 26ºC. Na segunda-feira, a chuva passa e o tempo fica entre 14ºC e 22ºC. Só volta a subir um pouco a temperatura por volta do dia 12 de julho.

- Curitiba (PR): a cidade, que chegou a ter calor entre 25°C e 28°C nos últimos dias, amanheceu nesta quarta com mínima de 9ºC e máxima de 24ºC. Já na sexta, a mínima sobe um grau, mas a máxima cai para 19ºC. O tempo fica mais ou menos estável até a quinta-feira da semana que vem, 6 de julho. Depois, a temperatura sobe um pouco.

- Florianópolis (SC): a chuva deve marcar presença nos próximos dias e a temperatura já caiu de 19ºC a 28ºC para 14ºC a 18ºC. A máxima sobe um pouco a partir do sábado, ficando em 21ºC. O tempo tende a ficar estável em torno destas temperaturas por algum tempo.

- Porto Alegre (RS): Depois do calor de quase 30°C na segunda-feira, 26, a temperatura máxima em Porto Alegre baixou para 22°C nesta quarta-feira, com mínima de 14ºC. Na sexta, cai mais um pouco, ficando entre 9ºC e 17ºC. Na próxima semana, o tempo oscila entre leves aumentos de temperaturas, seguidos de pequenas quedas.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticas

Mais de Brasil

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo