Brasil

Vai esfriar em SP essa semana? Veja a previsão do tempo para a capital paulista

Conforme a Meteoblue, nos próximos dias, apenas não há expectativa de chuva em São Paulo na próxima sexta-feira, 20

De acordo com a MetSul, temporais vão atingir os três Estados do Sul nesta primeira metade da semana (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

De acordo com a MetSul, temporais vão atingir os três Estados do Sul nesta primeira metade da semana (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de outubro de 2023 às 10h29.

A propagação de uma nova frente fria provocará chuvas mais significativas e novo declínio das temperaturas a partir de quarta-feira, 18, na cidade de São Paulo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. A previsão de chuva deve permanecer ao longo desta semana.

Nesta segunda-feira, 16, a capital paulista amanheceu com céu encoberto e leve sensação de frio. "O dia segue ensolarado e com temperaturas em elevação. Entre o fim da tarde e o decorrer da noite, porém, a propagação de áreas de instabilidade provoca pancadas de chuva", afirma o órgão. Entre segunda e terça-feira, 17, o tempo começa a melhorar e o sol retorna entre nuvens na cidade de São Paulo, favorecendo a elevação da temperatura.

Para terça-feira, a expectativa é de sol entre nuvens e temperaturas em elevação no decorrer do dia. "A aproximação de uma frente fria deve provocar chuvas intermitentes entre a tarde e o decorrer da noite. Podem ocorrer pontos de maior intensidade com raios, rajadas de vento e potencial para formação de alagamentos", afirma o CGE.

Conforme a Meteoblue, nos próximos dias, apenas não há expectativa de chuva em São Paulo na próxima sexta-feira, 20.

Veja a previsão para os próximos dias em São Paulo:

  • Segunda-feira: entre 18 ºC e 29 ºC;
  • Terça-feira: entre 21 ºC e 30 ºC;
  • Quarta-feira: entre 17 ºC e 22 ºC;
  • Quinta-feira: entre 15 ºC e 18 ºC;
  • Sexta-feira: entre 15 ºC e 20 ºC.

Região Sul

De acordo com a MetSul, temporais vão atingir os três Estados do Sul nesta primeira metade da semana. "Embora haja a possibilidade de vendavais isolados, a ocorrência de granizo é muito mais provável", afirma a empresa de meteorologia.

A MetSul acrescenta que o ar mais quente vai ingressar no Sul do Brasil entre esta segunda-feira e a terça-feira na sequência de um domingo que já teve forte elevação da temperatura com máximas que chegaram no decorrer da tarde aos 30 ºC.

"Quanto mais quente a atmosfera, mais instável ela se torna sob a presença de umidade. Com o ar mais quente e mais úmido, assim, cresce o risco de temporais localizados de granizo nesta primeira metade da semana", alerta a empresa de meteorologia.

Nuvens muito carregadas vão se formar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com tendência de avançar para parte do Paraná.

A Climatempo acrescenta que nesta segunda-feira a passagem de uma frente fria, combinada com a circulação dos ventos, volta a deixar a região Sul do País em alerta. "Os acumulados de chuva podem ser elevados em um curto período de tempo, podendo provocar alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos", alerta a empresa brasileira de meteorologia.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, os acumulados médios de precipitação entre segunda e terça-feira devem variar entre 80 e 150mm no grande oeste catarinense e de 70 a 100mm nos planaltos e alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões do Estado, que inclui a grande Florianópolis, litoral sul, médio e baixo Vale do Itajaí, os volumes acumulados variam de 40 a 70 mm, com alguns locais podendo ser mais elevados.

No Paraná, a última semana também foi de muita chuva no Estado, com acumulados que superaram 100mm em muitos municípios em um curto período. Segundo a Climatempo, a chuva volta a aumentar de forma significativa também ao longo desta semana, com o potencial para acumulados altos entre a terça e a quarta-feira, 18.

No Rio Grande do Sul, as instabilidades voltam a preocupar os moradores da fronteira oeste, norte e nordeste do Estado.

"A situação segue ao longo da terça-feira, com a chuva perdendo força somente na quarta-feira, sobre estas regiões, Já a Grande Porto Alegre, pode receber pancadas moderadas a forte nos próximos dias, com uma trégua na quarta e na quinta-feira", afirma a Climatempo.

Acompanhe tudo sobre:ClimaSão Paulo capital

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado