Segundo o MetSul, o avanço de uma massa de ar seco a partir desta quinta-feira ajuda a dar uma trégua nas tempestades em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Agência de notícias
Publicado em 5 de outubro de 2023 às 09h42.
Última atualização em 5 de outubro de 2023 às 09h42.
As chuvas devem continuar a atingir o Sul do país nesta quinta-feira, com os maiores volumes caindo sobre o Paraná e o norte de Santa Catarina, de acordo com alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao longo da manhã, as chuvas podem chegar a 100mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. O estado de São Paulo também deve passar por cenário semelhante.
A Defesa Civil catarinense, na noite desta quarta-feira, divulgou um alerta para municípios com chances de sofrerem com deslizamentos de terra por conta das chuvas.Tangará, Mirim Doce, São José do Cerrito e Canoinhas são os em situação mais crítica.
No Paraná, a tendência é de chuvas até a próxima segunda-feira, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Nesta quinta-feira, os temporais localizados podem provocar risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A defesa civil do estado destaca ainda grande incidência de trovoadas e rajadas de vento fortes.
Segundo o MetSul, o avanço de uma massa de ar seco a partir desta quinta-feira ajuda a dar uma trégua nas tempestades em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ainda assim, há risco de alagamentos no RS, como no rio Uruguai, a partir do município de Iraí (norte do estado), segundo alerta da defesa civil pelas redes sociais, válido até esta noite.
Na capital gaúcha, as chuvas param entre quinta e sexta-feira, mas retornam no final de semana. Os termômetros até domingo não devem superar os 22°C, em Porto Alegre. Cenário diferente se vê em Florianópolis, com chuvas acompanhadas de trovoadas pelos próximos quatro dias.
Os temporais avançam sobre o Sudeste. Em São Paulo, também sob um alerta laranja ('Perigo) do Inmet, as chuvas devem ter intensidade entre moderada e forte. Ventos intensos de até 100km/h e queda de granizo também podem ocorrer. De acordo com o Inmet, as chuvas, acompanhadas de trovoadas, devems seguir na Grande SP até o domingo. A temperatura, no entanto, deve seguir abafada, com os termômetros chegando a marcar 33°C no sábado.
No Rio de Janeiro, as temperaturas podem chegar a marcar 33°C na data de hoje. Nesta quinta-feira, na capital fluminense, o dia amanhece sem chuvas, que retornam durante a tarde e a noite, acompanhadas de trovoadas. O tempo fica chuvoso nos próximos dias, mas, assim como em São Paulo, segue abafado, com os termômetros podendo marcar acima dos 30°C.