Brasil

Vai chover em SP hoje? cidade terá chuva até domingo e Inmet alerta para temporais; veja previsão

Chuvas causaram alagamentos e uma morte na capital paulista; Sul deve enfrenter tempestades

A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta preventivo nesta quinta-feira, 15, frente à possibilidade de um grande acumulado de chuva e rajadas de vento intensas em Porto Alegre nas próximas 24 horas. O monitoramento, que foi intensificado na manhã desta quinta, deve se manter desta forma até final da manhã de sexta-feira, 16 (Alex Rocha/PMPA/Divulgação)

A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta preventivo nesta quinta-feira, 15, frente à possibilidade de um grande acumulado de chuva e rajadas de vento intensas em Porto Alegre nas próximas 24 horas. O monitoramento, que foi intensificado na manhã desta quinta, deve se manter desta forma até final da manhã de sexta-feira, 16 (Alex Rocha/PMPA/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 07h41.

Após uma terça-feira de muita chuva, São Paulo continuará a ter pancadas isoladas até domingo, com trovoadas e rajadas de vento moderadas, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).

O temporal causou alagamentos e queda de árvores e contribuiu para a morte de um homem, que recebeu descarga elétrica de um fio desencapado. O Inmet também emitiu alerta laranja de tempestades para todo o Sul do país e alerta de chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste.

As chuvas também chegarão ao Rio de Janeiro, que deve ter pancadas isoladas gradativamente mais fortes ao longo do dia. À tarde e à noite, há possibilidade de trovoadas. Apesar das precipitações, a temperatura máxima continua na faixa dos 39 °C, e a mínima fica por volta de 24 °C.

A região Sul inteira deve enfrentar tempestades nesta quinta-feira. Florianópolis e Curitiba terão chuva durante todo o dia, com máximas em torno dos 33 °C e mínimas em volta dos 21 °C. Os períodos de precipitação mais intensas serão de manhã e à noite.

Porto Alegre será a capital sulista menos afetada, com chuvas progressivamente mais fracas ao longo do dia. De manhã, a cidade deve ficar coberta por muitas nuvens e ter pancadas com trovoadas, mas, à noite, as precipitações darão uma trégua.

No centro do país, o Inmet emitiu alerta laranja de chuvas intensas para grande parte de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Tocantins e para o sudoeste do Pará. Brasília e Manaus devem ser poupadas das precipitações mais volumosas, mas continuam na faixa demarcada com alerta amarelo de potenciais chuvas intensas. Ambas as cidades terão pancadas o dia inteiro com muitas nuvens e trovoadas. A temperatura em Brasília fica entre 29 °C e 17 °C, enquanto Manaus terá máxima de 32 °C e mínima de 25 °C.

O alerta amarelo de potenciais chuvas intensas se estende a São Paulo e Minas Gerais. Belo Horizonte deve ter chuvas progressivamente mais intensas ao longo do dia, com fortes pancadas e trovoadas e temperaturas entre 30 °C e 19 °C. O Inmet prevê que São Paulo continuará abafada na quinta-feira, com máxima de 34 °C, mas a tendência entre sexta-feira e domingo é de uma leve arrefecida no calor, com as temperaturas entre 22 °C e 29 °C.

No Nordeste, o tempo continua ameno. Salvador deve ter um dia de céus claros com máxima de 33 °C, enquanto Natal deve ter pancadas de chuva isoladas apenas no final do dia e máximas de 30 °C.

Acompanhe tudo sobre:Chuvas

Mais de Brasil

Brasil sai do Mapa da Fome após queda de população em insegurança alimentar grave

Às vésperas das tarifas de Trump, senadores tentam destravar negociações em Washington

Ciclone deve atingir Sul e Sudeste do Brasil nesta segunda; ventos podem chegar a 100 km/h em SP

Acusados de planejar sequestro de Moraes prestam depoimento sobre trama golpista nesta segunda-feira