Brasil

Vai chover em SP hoje? Centro-Oeste, Norte e MG terão chuvas intensas nesta quarta-feira, diz Inmet

Rio de Janeiro e São Paulo terão dia ameno; Sul segue com alerta de potenciais tempestades

Chuva em SP: São Paulo está marcada com o alerta amarelo de potenciais chuvas intensas (Marcelo Carmargo/Agência Brasil)

Chuva em SP: São Paulo está marcada com o alerta amarelo de potenciais chuvas intensas (Marcelo Carmargo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 06h37.

O Inmet emitiu alerta laranja de chuvas intensas para áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. As cidades de Belo Horizonte, Goiânia, Cuiabá e Porto Velho devem enfrentar chuvas intensas e ventos fortes, com risco de cortes de energia e alagamentos.

O Rio de Janeiro deve ter sol o dia inteiro, com máxima de 37°C. Já São Paulo está marcada com o alerta amarelo de potenciais chuvas intensas, e deve ter uma quarta-feira de tempo mais fechado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. Os termômetros da capital paulista devem registrar máxima de 32°C e mínima de 22°C.

Uma concentração de nuvens carregadas está passando por cima de Minas Gerais e deve trazer pancadas de chuva o dia inteiro para a capital mineira. As temperaturas na cidade ficam entre 19°C e 28°C.

Nuvens carregadas também pairam sobre a região central do país, principalmente perto da fronteira com a Bolívia. Cuiabá, Porto Velho e Goiânia devem enfrentar fortes pancadas de chuva com trovoadas o dia inteiro, mas as temperaturas continuam altas, chegando a 34°C, 31°C e 31°C respectivamente. A mesma área de instabilidade também cobre o sul do Pará e Amazonas, mas Manaus e Belém devem ser poupados.

A região Sul inteira segue com alerta amarelo de perigo potencial de tempestade. O mapa de satélite do Inmet mostra nuvens carregadas, principalmente sobre o Paraná, de forma que Curitiba deve ter pancadas de chuva mais fortes na parte da manhã e da noite. No entanto, as precipitações não trazem alívio do calor, pois a capital paranaense terá máxima de 34°C e mínima de 20°C.

Porto Alegre e Florianópolis também terão chuva o dia inteiro. A capital gaúcha será a mais afetada, com fortes pancadas e trovoadas o dia inteiro, e máxima de 32°C. As precipitações mais fortes na capital catarinense serão na parte da noite, e os termômetros da cidade devem registrar entre 24°C e 31°C.

O Nordeste será poupado da maior parte da chuva. Salvador e Recife podem ter leves garoas e tempo nublado, mas a temperatura ainda superará os 30°C em ambas as cidades.

Entenda por que o país está com temperaturas mais amenas no verão

O calorão que atingiu parte do país durante a primavera foi amenizado com a entrada do verão. Os fenômenos responsáveis pela queda de temperatura nas últimas duas semanas são os altos índices de chuvas somados à umidade elevada do ar, características principais dessa época do ano.

De acordo com o Inmet, a primeira quinzena de janeiro será bastante úmida e com registro de chuva em praticamente em todo o Nordeste. Alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irão contribuir para a ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento na região.

Os fenômenos também chegam em todo o Centro-Oeste, Sul e Sudeste, atingindo mais intensamente os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, que estão sob alerta de chuvas intensas, de acordo com o Inmet.

— O calor e a umidade são um padrão bem típico do verão. A Zona de Convergência do Atlântico Sul que favorece chuvas de três a quatro dias, podendo até atuar um pouco mais. E é justamente essas chuvas, fracas, moderadas, em alguns momentos fortes acompanhadas de trovoadas e rajadas, que deixam as temperaturas um pouco mais amenas — explica a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.

Até o dia 15, um canal de umidade provocado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul, poderá se formar entre o norte da Região Sudeste (Minas Gerais), centro-sul da Bahia e dos estados do Maranhão e Piauí. Essa configuração poderá gerar volumes expressivos de chuva, com acumulados entre 150 e 250 milímetros.

Vai chover em SP hoje?

São Paulo está marcada com o alerta amarelo de potenciais chuvas intensas, e deve ter uma quarta-feira de tempo mais fechado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. Os termômetros da capital paulista devem registrar máxima de 32°C e mínima de 22°C

Acompanhe tudo sobre:Chuvassao-paulo

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar