Brasil

Vacinas da Janssen chegam ao DF congeladas e 'indisponíveis para uso'

Secretaria de Saúde disse que 40,1 mil doses estavam armazenadas abaixo da temperatura indicada e irão ficar de 'quarentena'

Vacina Janssen (Eduardo Frazão/Exame)

Vacina Janssen (Eduardo Frazão/Exame)

AO

Agência O Globo

Publicado em 3 de julho de 2021 às 16h17.

O Distrito Federal recebeu 40,1 mil doses da vacina contra Covid-19 da Janssen que estavam armazenadas inadequadamente, congeladas abaixo da temperatura indicada. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do DF neste sábado.

De acordo com o órgão, a vacina, que necessita de apenas uma aplicação, chegou congelada e está "indisponível para uso" por enquanto. A constatação sobre o armazenamento abaixo da temperatura de 2ºC foi feita durante a conferência das doses na Rede de Frio Central, que armazena e distribui imunizantes na capital.

Segundo a pasta, o Ministério da Saúde já foi acionado e a orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena. Elas ficarão armazenadas até que seja feita uma análise sobre a possibilidade de ser usada ou não.

O ministério ainda afirmou que na segunda-feira solicitará análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para verificar a estabilidade dos componentes da vacina e se é seguro aplicar essas doses

O transporte dos imunizantes foi feito por meio do programa Avião Solidário da Latam. As vacinas fazem parte da distribuição projetada pelo Ministério da Saúde de 8 milhões de doses para todos os estados do país, além do DF.

A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do imunizante da Janssen no Brasil em 31 de março de 2021.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiaVacinas

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta