Brasil

Vacinação contra polio: PR e SC superam meta de 95%

Os pais têm até o fim da tarde de hoje (6) para levar seus filhos de até 5 anos de idade incompletos a uma unidade de saúde para receber as gotinhas

Vacina: o governo federal repassou 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de Saúde (Justin Sullivan/Getty Images)

Vacina: o governo federal repassou 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de Saúde (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 14h51.

Curitiba – Dos três estados da Região Sul, apenas o Rio Grande do Sul entra no último dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite sem ter alcançado a meta de 95% de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Os pais têm até o fim da tarde de hoje (6) para levar seus filhos de até 5 anos de idade incompletos a uma unidade de saúde para receber as gotinhas.

Conforme dados atualizados pelo Programa Nacional de Imunização até o fim da manhã de hoje, o estado de Santa Catarina já havia imunizado 99,4% do público-alvo da campanha, seguido pelo Paraná (97,2%) e pelo Rio Grande do Sul (92,8%).

A média nacional de vacinação é 92,9%, o que equivale a pouco mais de 13,1 milhões de crianças imunizadas. Para alcançar a meta, o país precisa imunizar pelo menos 13,5 milhões.

De acordo com o ministério, estados e municípios que não conseguirem atingir a meta devem avaliar a necessidade de prorrogar a vacinação. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul informou que ainda não há decisão sobre uma eventual prorrogação da campanha no estado.

A partir deste ano, a dose é aplicada em uma única etapa. Até o ano passado, era em duas fases. A vacina é indicada para todas as crianças menores de 5 anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A paralisia infantil é considerada endêmica pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Afeganistão, na Nigéria e no Paquistão. Angola, o Chade e o Congo, que já estiveram livres da doença, voltaram a registrar casos este ano.

Nenhum caso de pólio é registrado no Brasil desde 1989. O vírus causador da doença ainda circula pelo menos por 35 países. Não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacina, garante a imunidade.

O governo federal repassou 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de Saúde. Os investimentos do Ministério da Saúde com a realização da campanha somaram R$ 37 milhões.

Acompanhe tudo sobre:DoençasPoliomieliteSaúdeVacinas

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar