Brasil

Extintor de incêndio deixa de ser obrigatório em carros

Em reunião na manhã de hoje, Conselho Nacional de Trânsito decidiu acabar com a obrigatoriedade do equipamento


	Extintor de incêndio em carro
 (Cristino Martins/AG. PARÁ/Fotos Públicas/Fotos Públicas)

Extintor de incêndio em carro (Cristino Martins/AG. PARÁ/Fotos Públicas/Fotos Públicas)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 18h01.

São Paulo - Os membros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiram na manhã desta quinta-feira acabar com a obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio para carros

A mudança só começará a valer depois que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicar a resolução no Diário Oficial da União - segundo a assessoria, o texto deve ser publicado até o fim da semana que vem. 

A medida, que vigorava há 45 anos, aplicava uma multa de R$127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação aos motoristas que não tivessem o ítem no veículo (ou se o equipamento estivesse com data de validade vencida). 

Apesar da exigência ter caído aos automóveis, ela ainda é válida para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, caminhonetes, camionetas, triciclos de cabine fechadas, e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Em nota, o Contran afirma que estudos e pesquisas que foram realizadas pelo próprio Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio.

Além disso, a publicação destaca o despreparo e falta de treinamento dos condutores. " [...] nos “test crash” realizados na Europa’ e acompanhados por técnicos do Denatran, ficou comprovado que tanto o extintor como o seu suporte provocam fraturas nos passageiros e condutores”, descreve o presidente do Conselho, Alberto Angerami.

Vale lembrar que no início deste ano, o Governo anunciou que os extintores BC deveriam ser trocados pelo modelo ABC. A multa para quem não trocasse passaria a valer a partir de 1º de outubro. 

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarteira de habilitação (CNH)Segurança públicaVeículos

Mais de Brasil

Alíquota na reforma tributária dependerá do sucesso do split payment, diz diretor da Fazenda

Reforma tributária: governo faz 'terrorismo' para impedir novas exceções, diz senador Izalci Lucas

Linhas 8 e 9 começam a disponibilizar Wi-Fi gratuito em todas as estações; saiba como acessar

Bolsonaro indiciado pela PF: entenda o inquérito do golpe em cinco pontos