Brasil

Uso da capacidade instalada em nível normal em setembro

Índice mostra possibilidade da insústria aumentar a produção caso necessário

O índice continua no nível normal para setembro (Germano Luders/EXAME)

O índice continua no nível normal para setembro (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2010 às 15h20.

Brasília - A utilização da capacidade instalada na indústria ficou em nível considerado próximo ao usual para o período em setembro, mês em que a produção das empresas aumentou para atender às encomendas de final de ano, mostrou sondagem da Confederação Nacional da Indústria divulgada nesta quarta-feira.

O indicador de UCI efetiva em relação ao usual da Sondagem Industrial ficou em 50,4 pontos em setembro, ante 51 pontos em agosto. O dado pode variar de 0 a 100 pontos, com os 50 pontos representando a linha divisória entre resultados abaixo e acima do usual.

A UCI é considerada uma indicador de pressão inflacionária pois sinaliza a capacidade das empresas de aumentarem a produção para atender a um aumento de demanda, sem elevar preços.

O índice de produção na indústria ficou em 53 pontos em setembro, indicando aumento da produção, ainda que em ritmo inferior ao apurado em agosto, quando o indicador ficou em 55,1 pontos. Dos 26 setores considerados, 19 apresentaram índice superior a 50 pontos.

No mês passado, a indústria eliminou o excesso de estoques, segundo a CNI. O indicador de estoque efetivo em relação ao planejado recuou a 50,2 pontos, ante 51,4 pontos em agosto.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCNI – Confederação Nacional da IndústriaDados de BrasilIndústriaIndústrias em geralInflação

Mais de Brasil

Michel Misse, sociólogo renomado da UFRJ, morre aos 74 anos após batalha contra câncer

Hugo Motta descarta aprovação de anistia para envolvidos no 8 de janeiro: 'não há clima'

Projeto de reforma administrativa inclui limite de secretarias e concurso nacional unificado

Previsão do tempo: São Paulo tem dia nublado com máxima de 18°C nesta quinta, 14