Brasil

Uruguai pede respeito à Constituição e expressa preocupação

"O governo do Uruguai acompanha com preocupação os sucessos políticos que vem transcorrendo na República Federativa de Brasil"


	Dilma Rousseff e Tabaré Vázquez: o governo uruguaio considera que os acontecimentos últimos dias "afetaram a estabilidade política" no Brasil
 (Roberto Stuckert Filho/ PR/Fotos públicas)

Dilma Rousseff e Tabaré Vázquez: o governo uruguaio considera que os acontecimentos últimos dias "afetaram a estabilidade política" no Brasil (Roberto Stuckert Filho/ PR/Fotos públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2016 às 20h37.

O governo uruguaio emitiu nessa quarta-feira um comunicado em que pede respeito à Constituição no Brasil em meio ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O país manifestou sua "preocupação" com a situação.

"Sem desconhecer o tradicional apego de nosso país ao princípio de não intervenção nos assuntos internos de outros Estados, o governo do Uruguai acompanha com preocupação os sucessos políticos que vem transcorrendo na República Federativa de Brasil", afirmou em nota a Presidência da República.

O governo uruguaio considera que os acontecimentos últimos dias "afetaram a estabilidade política" no Brasil "uma vez que podem determinar uma eventual suspensão no exercício da Presidência da presidente Dilma Rousseff, legítima e democraticamente eleita pelo povo brasileiro através do exercício do voto", acrescentou.

O Uruguai manifestou sua "confiança" em que "os processos políticos e jurisdicionais no Brasil, que ainda não concluíram, transcorram de acordo com a Constituição e dos valores democráticos que a inspiram e com a correta utilização dessas ferramentas".

O governo de Tabaré Vázquez, que ocupa a presidência pro tempore da Unasul, há 10 dias tentou que o grupo emitisse um comunicado conjunto em apoio ao governo de Dilma, mas fracassou diante da rejeição de alguns membros do bloco, como Paraguai e Chile, que não quiseram se pronunciar.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDilma RousseffImpeachmentPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresUruguai

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua