Brasil

Unifesp abre graduação em Ciências do Mar

Lançamento do novo curso, no campus da Baixada Santista, marca criação formal do Centro de Ciências do Mar e Meio Ambiente

Graduação compreende quatro eixos de estudo: o ambiente marinho; a vida marinha; a sociedade e o trabalho no mar; ciência e tecnologia (Getty Images)

Graduação compreende quatro eixos de estudo: o ambiente marinho; a vida marinha; a sociedade e o trabalho no mar; ciência e tecnologia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2012 às 12h45.

São Paulo - O campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) iniciou as atividades do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia com ênfase em Ciências do Mar (BICT-Mar). O lançamento do novo curso de graduação representa a criação formal do Centro de Ciências do Mar e Meio Ambiente (CCMMA).

O curso oferece 200 vagas, sendo metade no período noturno, preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). São três anos para obter o diploma de Bacharel em Ciência e Tecnologia com ênfase em Ciências do Mar e mais dois anos para aprofundar o estudo em outras modalidades.

Segundo a Unifesp, com a estruturação do CCMMA, o campus na Baixada Santista pretende alcançar a excelência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão voltados principalmente a assuntos portuários, energéticos, pesqueiros e ambientais, atuando também na formação de pessoal especializado, a partir da criação de novos cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu).

O BICT-Mar integra uma proposta de crescimento estratégico do campus na Baixada Santista e das necessidades da comunidade local, pela carência de profissionais voltados a ciência e tecnologia e aos assuntos relacionados ao mar, em virtude da exploração do pré-sal, da implantação do Parque Tecnológico e do desenvolvimento do Porto de Santos, bem como do Polo Industrial de Cubatão, que sinalizam o progressivo aumento da demanda por profissionais especializados nestas áreas de conhecimento na região.

De natureza interdisciplinar, o BICT-Mar oferece tanto uma formação tecnocientífica como uma formação filosófico-humanística. Com três anos de duração, o curso forma o egresso para atuar nos setores público, privado ou terceiro setor.

A graduação compreende quatro eixos de estudo: o ambiente marinho; a vida marinha; a sociedade e o trabalho no mar; ciência e tecnologia. Por outro lado, também possibilita o ingresso em outros cursos de graduação de maior especificidade na própria universidade, com duração de mais dois anos.

Dessa forma, o Centro de Ciências do Mar e Meio Ambiente criará cursos de graduação que complementarão a formação e darão caráter de profissionalização específica aos egressos do BICT-Mar, tais como os cursos de Engenharia de Petróleo e Energias Renováveis ou Engenharia Ambiental Portuária.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEnsino superiorFaculdades e universidadesOceanosSetor de educação

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas