Brasil

Unicamp entrega títulos de "Professor Emérito"

Adil Samara e Anibal Faúndes receberam os títulos da universidade


	Anibel Eusébio Faúndes foi contratado pela Universidade Estadual de Campinas em 1976
 (Wikimedia Commons)

Anibel Eusébio Faúndes foi contratado pela Universidade Estadual de Campinas em 1976 (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 16h08.

São Paulo – Adil Samara e Anibal Faúndes receberam o título de Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), honraria máxima conferida pela universidade aos docentes que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica e por relevantes serviços à ciência e ao país.

De acordo com a Unicamp, a Assembleia Universitária Extraordinária foi presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa, no dia 1º/11, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Anibel Eusébio Faúndes Latham graduou-se na Universidade do Chile em 1955 e, em 1970, tornou-se professor titular de obstetrícia. Coordenou o Programa de Saúde da Mulher no primeiro ano do governo de Salvador Allende. Impedido de permanecer no país com o golpe de Pinochet, em 1973, seguiu para a República Dominicana.

Contratado pela Unicamp em 1976, no ano seguinte, juntamente com José Aristodemo Pinotti, criou o Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp).

Coordena o Grupo de Trabalho sobre Prevenção do Aborto Inseguro da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (Figo) e também os Fóruns Interprofissionais de Violência Sexual. Seu livro O drama do aborto: em busca de um consenso, em coautoria com José Barzelatto, tornou-se referência não apenas na área médica, mas em todas envolvidas com o tema. Conduz e coordenou diversas pesquisas com apoio da FAPESP.

Adil Muhib Samara é formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (hoje Federal do Rio de Janeiro). Foi fundador e chefe das disciplinas de Reumatologia da Unicamp, da PUC de Campinas e da Universidade de São Francisco.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia de 1974 a 1976. Em agosto, foi nomeado Master do Colégio Americano de Reumatologia, título outorgado pela primeira vez a um brasileiro em 75 anos de história da sociedade médica.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEnsino públicoEnsino superiorFaculdades e universidadesUnicamp

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia