Brasil

Unicamp abre inscrições para Vestibular 2024; veja como se inscrever

A primeira fase do processo seletivo ocorre em 29 de outubro. A segunda etapa será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro

Conforme o edital, são oferecidas 2.540 vagas em cursos de graduação da Unicamp. (Creative Commons/Creative Commons)

Conforme o edital, são oferecidas 2.540 vagas em cursos de graduação da Unicamp. (Creative Commons/Creative Commons)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 1 de agosto de 2023 às 11h30.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira, 31, as inscrições para o vestibular que seleciona alunos para o ano letivo de 2024. Os estudantes podem se inscrever até o 31 de agosto.

A primeira fase do processo seletivo ocorre em 29 de outubro. A segunda etapa será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro.

Conforme o edital, são oferecidas 2.540 vagas em cursos de graduação da Unicamp. Outras formas de ingresso na instituição são por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Vestibular Indígena, mérito em olimpíadas científicas e, pela primeira vez, o Provão Paulista.

Inscrição

Para se inscrever, o estudante precisa acessar o site do processo seletivo, neste link, e preencher um formulário. Só é permitida uma inscrição por CPF.

O aluno também precisa arcar com uma taxa R$ 192. O prazo para o pagamento do boleto bancário será até o dia 08 de setembro, conforme o edital. Não é possível pagar por Pix.

Cotas raciais

Os candidatos autodeclarados pretos e pardos concorrerão a uma proporção mínima de 15% de vagas em cada curso ou, se for o caso até 27,2% das vagas, se houver candidatos de primeira opção que atendam aos critérios de nota mínima do curso.

Bonificação para estudante da rede pública

Estudantes que tenham cursado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente em escola pública poderão participar do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), e receber bonificação na contabilização das notas.

Aluno que cursou ensino em rede pública recebe 40 pontos que serão somadas à Nota Final Padronizada da primeira fase. Quem cursou o fundamental II recebe 20 pontos. Já quem cursou tanto o fundamental II quanto o ensino médio na rede pública ganha 60. Caso o candidato para a segunda fase, repete-se a mesma bonificação.

Conteúdos

A prova de primeira fase é composta por 72 questões objetivas. Serão 12 questões de matemática; 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; 7 questões de Inglês; 21 questões de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física); e 20 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoUnicampVestibulares

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”