Brasil

União admite estado de emergência em 13 cidades amazonenses

Recursos enviados pelo governo servirão para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2015 às 15h45.

Brasília - O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 13 municípios amazonenses afetados pelas cheias dos rios no Amazonas. A portaria com a lista das cidades foi publicada na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União.

O governo federal também autorizou o repasse de cerca de R$ 334 mil para o município de Tabatinga, no Amazonas.  Os recursos serão empregados na execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais.

A portaria foi publicada nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial da União. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência por procedimento sumário em Tabatinga, por causa das inundações, em 29 de abril.

Segundo o ministério, após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, voltadas para socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

De acordo com a pasta, para pedir os recursos, o município deve mandar um plano detalhado indicando qual é a necessidade para o repasse de verbas que é feito por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.

Acompanhe tudo sobre:AmazonasDesastres naturaisEnchentesGoverno

Mais de Brasil

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula