Universidade Estadual Paulista (UNESP) (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 5 de julho de 2012 às 09h07.
São Paulo - O conselho universitário da Universidade Estadual Paulista (Unesp) aprovou a proposta de criação do curso de bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em interpretação teatral. A nova graduação será ministrada no Instituto de Artes (IA), em São Paulo, com 30 vagas no período diurno.
De acordo com a Unesp, a implantação do curso tem por objetivo tornar o IA um polo produtor de teatro, valorizando o papel do pesquisador por meio da incorporação crítica das inovações estéticas, tecnológicas e pedagógicas em relação ao teatro e seus meios de produção.
Os alunos formados deverão ter familiaridade com diferentes linguagens cênicas e possuir conhecimentos acerca de técnicas e processos metodológicos de interpretação, jogos teatrais, improvisação, uso expressivo do corpo e voz.
O profissional graduado em interpretação teatral, além do trabalho de ator no teatro, poderá também atuar na televisão, no cinema, em outras áreas de produção cênica e se dedicar à pesquisa acadêmica.
O conselho da Unesp também aprovou a reestruturação do currículo do curso de Licenciatura em Arte – Teatro do IA, que, no vestibular 2013, passará a ser oferecido no período noturno. Terá também dez vagas a mais, passando para 30. As mudanças visam uma maior integração entre disciplinas específicas de teatro e as do campo pedagógico.
O curso de Licenciatura em Educação Artística, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), campus de Bauru, também teve sua reestruturação aprovada pelo conselho. Com as mudanças, passa a se chamar Licenciatura em Artes Visuais, criando uma identidade entre este e o curso de mesma nomenclatura oferecido pelo IA.